Dois alunos do projeto ‘Segundo Tempo’/Profesp, parceria entre a Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e o 36º Batalhão da Infantaria Motorizado (36º BIMtz), apresentaram bons resultados no atletismo. Marco Túlio Gonçalves e Quezia Pereira Lacerda, ambos alunos do projeto, levaram medalha na ‘Maratona Nilson Lima – Modalidade Kids’, que aconteceu no último domingo (9), em Uberlândia. Os dois conquistaram medalhas de ouro em suas categorias e ocuparam o lugar mais alto do pódio.
Marco Túlio Gonçalves foi primeiro lugar nos 1.500 metros, na categoria 13 e 14 anos, com o tempo exato de 6 minutos. O garoto começou a praticar atletismo no início deste ano no ‘Segundo Tempo’. No entanto, o esporte faz parte de sua vida há pelo menos quatro anos, quando passou a frequentar escolinhas de futebol da Futel. O gosto pelos exercícios está no sangue da família, já que o pai de Marco Túlio, Silmar Gonçalves, foi atleta do salto em distância, corrida e de futebol de campo ao longo dos quase 10 anos em que serviu ao 36º BIMtz.
Para a mãe de Marco Túlio, Sirley Aparecida Gonçalves, o incentivo dos pais é essencial para que a criança continue envolvida neste ambiente esportivo. “Eu faço questão de que o esporte faça parte da vida do meu filho. Ele não usa muito computador e celular, o que ele gosta mesmo é de ir à escolinha, correr, jogar bola. Eu fico feliz que seja assim, porque isso ajuda a afastar a criança e o jovem de muita coisa ruim”, disse.
Já Quézia Pereira Lacerda garantiu o ouro nos 800 metros na categoria 8 e 9 anos. De acordo com o professor de atletismo, David Barboza, a aluna tem mostrado grande interesse na modalidade, com frequência assídua nas aulas. “Recentemente ela participou da Maratoninha Caixa e conquistou o terceiro lugar em sua bateria. De lá para cá, notei que a dedicação dela aumentou e isso refletiu no bom desempenho nesta corrida”, explica.
Vale lembrar que, pouco depois da inauguração do ‘Segundo Tempo’, 83 alunos do projeto participaram do Circuito Caixa de Maratoninha. A ocasião serviu como um momento de integração, socialização e competição saudável em que a meninada pôde ainda comemorar a vitória de dois alunos do projeto, que levaram bicicletas para casa. Mais de 400 estudantes da rede municipal de ensino também participaram do circuito, graças à uma parceria com a Secretaria de Educação.
O Projeto
O ‘Segundo Tempo’ conta com 120 crianças de 7 a 14 anos inscritas nas modalidades atletismo, vôlei, basquete e ginástica de solo, com aulas duas vezes por semana, das 7h às 11h, no contraturno escolar. Entre 2005 e 2012, durante as duas primeiras gestões do prefeito Odelmo Leão, o ‘Segundo Tempo’ atendeu mais de oito mil meninos e meninas em Uberlândia.
O ‘Segundo Tempo’ tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social. “O Profesp, além de proporcionar acesso ao esporte, pode revelar talentos e visa especialmente a formação de cidadãos”, comenta Silvio Soares dos Santos, diretor-geral da Futel.