A Representação Regional do Ministério da Cultura (MinC) em São Paulo está engajada na divulgação do Prêmio Culturas Populares Leandro Gomes de Barros, cujo prazo de inscrição foi prorrogado por um mês, até 28 de agosto. Nas últimas semanas, foram realizadas oficinas para tirar dúvidas sobre os procedimentos de inscrição nos municípios de Guarujá (20/7), Taubaté (22/7) e São Luiz do Paraitinga (27/7), além da própria capital (28/7).
Pelo menos mais três encontros estão sendo planejados: em Carapicuíba, em Guarulhos e em Hortolândia, ainda sem data marcada. A última oficina ocorreu na cidade de São Paulo, na sexta-feira (28/7), na União dos Cantadores, Repentistas e Apologistas do Nordeste.
A chefe da Representação Regional em São Paulo, Haifa Ali Abdul Rahim Madi, foi ao Guarujá, acompanhada pelo assessor Henry Durante. "Está havendo uma ampla mobilização dos grupos e das comunidades de cultura popular. Faz muita diferença quando a gente vai às cidades. Vamos demonstrar que São Paulo é o berço de muitas culturas", diz Durante.
A equipe esteve também em Mogi das Cruzes (12/7), Sorocaba (15/7) e São Sebastião (18/7).
A 5ª Edição do Prêmio Culturas Populares vai agraciar 500 iniciativas, com R$ 10 mil cada. Trata-se do primeiro edital de cultura popular lançado pelo Ministério da Cultura desde 2012 e o maior em número de premiações.
O Prêmio busca fortalecer expressões culturais populares brasileiras, como o Cordel, a Quadrilha, o Maracatu, o Jongo, o Cortejo de Afoxé, o Bumba-Meu-Boi e o Boi de Mamão, entre outros. Culturas Indígenas, Culturas Ciganas, Hip Hop e Capoeira ficaram de fora, por já serem objeto de editais específicos do MinC.
As inscrições podem ser feitas pela internet ou por via postal. Quem for se inscrever pelo correio deve endereçar a correspondência da seguinte forma:
Edital de Seleção Pública n.º 01, de 29/05/2017
Edital Culturas Populares – Edição Leandro Gomes de Barros
Setor Hoteleiro Sul - Quadra 02, Bloco "B", Ed. TELEX – Térreo
Caixa Postal: 8591
Brasília/DF - CEP 70.312-970