A cidadeUberlândia sediou, na noite da última sexta-feira (10), a entrega da 5ª edição do ‘Prêmio Região do Cerrado Mineiro’, promovido pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado. O prestigiado concurso reúne os melhores produtores de café da região nas categorias natural e cereja descascado.
A premiação lotou o Palácio de Cristal, na zona sul da cidade. A Prefeitura de Uberlândia foi representada pela secretária municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, Walkíria Naves.
Para ela, receber eventos desse porte é algo muito positivo e atesta a força do município no setor agropecuário. “Uberlândia é um ponto de encontro para grandes produtores de café da região. É mais uma oportunidade para fomentar a cafeicultura regionalmente, o que é ótimo para todos”, explicou a secretária.
Os três primeiros colocados em cada categoria terão venda garantida de 20 sacas para empresas regionais, com valores pré-estabelecidos que chegam até R$1.980 por cada 60kg. Os demais produtos selecionados, até o 50º lugar, serão levados a leilão.
A seleção dos vencedores foi feita em três fases de classificação. Inicialmente, foram escolhidos os 50 melhores cafés, com base em uma série de critérios que caracterizam a qualidade do café regional. Depois, os lotes selecionados foram depositados em armazéns credenciados pela Federação dos Cafeicultores do Cerrado, onde foram destinados à segunda fase de avaliação técnica.
Por fim, a etapa ‘Ético & Rastreável’ realizou visitas às localidades finalistas, que avaliou a forma de produção do café, por base em quesitos que prezam pela sustentabilidade e qualidade.