A Cemig recebeu, ontem (22/8), 40 crianças em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), para início do Projeto Ambiental da Subestação Taquaril. As crianças, com idade entre 7 e 10 anos, receberam informações sobre os riscos de provocar queimadas próximo às linhas de transmissão e à subestação, formas de tratamento do lixo e reciclagem, além de participarem de oficina de plantio de mudas.
O objetivo do projeto é conscientizar a comunidade sobre a prevenção de incêndios sob as linhas de transmissão e na área do entorno da Subestação Taquaril, onde houve diversas ocorrências causadas por queimadas ilegais próximas às linhas. Essa subestação tem uma importância fundamental no fornecimento de energia para a RMBH, pois é responsável por 50% da energia que abastece a região central de Belo Horizonte e 35% da região.
Ao atuar nesse projeto, a Concessionária visa promover a integração com a comunidade, por meio da conscientização de crianças e jovens que podem ser multiplicadores do projeto, fator fundamental para que não ocorram queimadas que possam comprometer o fornecimento de energia.
O projeto tem a iniciativa de conscientizar a população local sobre a importância de preservar o meio ambiente e o uso seguro e racional da energia elétrica.
“Conhecer mais sobre o meio ambiente e sobre a eletricidade permitirá às crianças desenvolver atitudes mais conscientes e, também, transformar as atitudes da comunidade, pois o conhecimento também é um elemento importante para que a comunidade possa se integrar melhor ao meio em que vive e alcançar uma melhor convivência para todos”, ressalta o superintendente de Manutenção de Ativos da Transmissão, Adilson Dias Mattos.
A visitação à Subestação Taquaril ocorrerá mensalmente até dezembro e é destinada às escolas da região. A Subestação Taquaril possui uma área de preservação ambiental, onde as crianças fazem uma trilha para conhecer o ecossistema local.