Encontro acontece nesta segunda, terça e quarta-feira em quatro locais diferentes. O objetivo é apresentar a ciência de forma descontraída.
Pesquisadores e cientistas vão se reunir em bares de Uberlândia e Ituiutaba, a partir desta segunda-feira (20), para um bate-papo sobre ciências com moradores das cidades. A iniciativa integra o festival internacional Pint of Science, que acontece até quarta-feira (22). O evento é aberto ao público.
Cerca de 30 pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e cientistas sem vínculo direto com as instituições participam das discussões.
O festival ocorre em 24 países incluindo o Brasil com 87 cidades integrantes. Para participar é só escolher o tema e comparecer ao local. Em Uberlândia serão debatidos 18 temas. Já em Ituiutaba são 12.
Uberlândia
Os eventos ocorrem das 19h às 21h30 na Água Doce Cachaçaria, que fica na Avenida Francisco Galassi, n° 1140, no Bairro Morada da Colina e na Alienada Cervejaria, localizada Avenida Presidente Médici, n° 90, no Bairro Altamira.
- Segunda-feira (20): serão discutidos ciências sociais em Game of Thrones, os sumiço das abelhas e estruturas inteligentes na água Doce Cachaçaria. Já na Alienada Cervejaria terá um encontro com a ciência, plantas tóxicas testes diagnósticos portáteis.
- Terça-feira (21): no bar na Morada da Colina os especialistas vão falar da "mosca da banana à inteligência artificial", com trilha sonora sertaneja. Teatro e crianças, tensão na aprendizagem e modelagem da natureza são os temas do dia na Alienada Cervejaria.
- Quarta-feira (22): os pesquisadores abordam tema sobre o oxigênio, reaproveitamento do lixo e estéticas negras a partir da violência na Água Doce Cachaçaria. No último dia do Pint vaõ ser discutidos a comunicação não-violenta, investigação criminal e relações de consumo na Alienada Cervejaria
Ituiutaba
Em Ituiutaba os eventos ocorrem em horários diversos no Paiol Gastrobar, que fica na Rua Dezoito, n° 1292, no Centro e na Brejaria Breja e Burger, na Rua Vinte e Seis, n° 1260, no Bairro Santo Antônio.
- Segunda-feira (20): às 19h30 o pesquisador Norberto Luiz Amsei Júnior fala sobre química. No mesmo horário vai ter uma roda de conversa na Brejaria sobre cerveja: bebida civilizada, bárbara, marginal e sacra. A educadora Camila Lima Coimbra assume o bate-papo ás 21h sobre mulheres com a educação e (com)ciência no Paiol. No outro bar o tema é música e aprendizagem.
- Terça-feira (21): às 19h30 Larissa Guimarães fala sobre saúde mental no Brejaria Breja e Burger. Viagem pelo céu noturno abre a roda de conversa às 19h30 no Paiol. Já às 21h30 tem reflexões nos dois locais.
- Quarta-feira (22): às 19h30 o tema discutido será organismos genéticos modificados: passado, presente, futuro e cerveja. No mesmo horário o Fauzi Palis Júnior assume o comando na Brejaria Breja e Burger. Ainda no tema o cientista Guilherme Resende Corrêa fala sobre uma gelada no buteco: relatos de um pesquisador na Antártica, às 21h. Matemática para a justiça social é o tema da vez na Brejaria.