A Prefeitura de Guaranésia, no sul de Minas, confirmou que 14 pessoas de uma mesma família testaram positivo para a Covid-19 nos últimos dias. Uma delas morreu em decorrência da doença. O município é um dos que mais registraram novos casos da doença nos últimos dias na região.
Segundo a Prefeitura, após uma morte pela doença registrada na família, outras pessoas testaram positivo e desde então todos os dias aparece um novo membro contaminado. Os familiares informavam que eles se encontravam em almoços de domingo e que esse pode ter sido o fator fundamental para a contaminação em massa.
No entanto, esse não é o único caso de contaminação de pessoas da mesma família no município. Segundo a chefe de gabinete da prefeitura, Ana Cristina dos Santos, existe situações em que há contaminação de pelo menos duas pessoas do mesmo ambiente familiar.
"Os casos familiares estão crescendo vertiginosamente. Somente em um núcleo familiar temos 14 contaminados, mais de 10% do número de casos total. Temos acompanhado as redes sociais e vimos inúmeros registros de comemorações domiciliares. Em rápida passagem pelas ruas, percebemos vários eventos. Temos casos recentes de pacientes contaminados que relataram participação em festas e churrascos. Não é o momento de festas, comemorações e encontros. Atestado médico para isolamento domiciliar não é permissão para ir a qualquer lugar. Precisamos da união de todos para que o vírus seja contido", contou.
Ela disse, ainda:
"O vírus só circula se você circular. É responsabilidade de todos que esse momento passe logo. Não é só sobre mim, não é só sobre você. É sobre quem não pode ser contaminado porque tem poucas chances de sobreviver. Fique em casa, na sua casa", pediu.
Até o começo desta semana, Guaranésia havia confirmado a 5ª morte por Covid-19 na cidade e 128 casos positivos. Por causa do número de casos, a cidade e municípios da região mantendo apenas os serviços essenciais abertos até o dia 20 de julho.