A Dalmass Pós-Gradução, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do estado de Minas Gerais, por meio das 44 Associações Microrregionais Mineiras, instituíram o Prêmio “Cidades Inteligentes”, a ser entregue na primeira edição do Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades, que acontecerá em Belo Horizonte, nos dias 05 e 06 de dezembro.
A premiação, fundamentada em nove categorias – Mobilidade Urbana, Tecnologia na Segurança Pública, Gestão Eficiente, Inclusão Digital, Tecnologia na Saúde, Sustentabilidade, Educação, Empreendedorismo e Empreendedorismo Social, foi definida pela Comissão Organizadora do “Cidades Inteligentes”, que é composta por docentes, especialistas, doutores e PHDs, representantes de Instituições de Ensino Superior, Entidades e Associações Microrregionais de Municípios de todo o Estado de Minas Gerais.
Foram encaminhados para análise da Comissão Organizadora do “Cidades Inteligentes” mais de 100 projetos, tendo sido escolhidos 60, que serão entregues a Municípios, Entidades, Empresas e Personalidades vencedoras, as quais receberão o Troféu “Cidades Inteligentes” durante solenidade no Congresso.
Na categoria “Mobilidade Urbana”, Araguari foi a única cidade selecionada, em função do Projeto de Estacionamento Rotativo.
“O município de Araguari está trabalhando com tecnologia das mais modernas do país na questão do estacionamento rotativo pelo uso da TAG, o que tem gerado impacto na mobilidade urbana, porque organiza o trânsito nas regiões de grande fluxo de veículos, incentivando a não circular dinheiro no sistema, trazendo otimização e eficiência,” esclareceu Gustavo Moreira, Diretor Geral do “Cidades Inteligentes” e Diretor Regional da Dalmass Pós-Graduação.
Ainda de acordo com Gustavo Moreira, o conceito “Smart Cities”, ou “Cidades Inteligentes” é uma discussão mundial, e nossos municípios ainda não compreendem claramente sua definição. Daí a importância de começar a se fazer um alinhamento com o que se tem feito referente a essa questão no mundo para que os municípios possam ter uma gestão mais eficiente, com desenvolvimento integrado e sustentável.
“Fizemos o cadastro de Araguari para a premiação do ‘Cidades Inteligentes’, que elege cidades com iniciativa e inteligência em diversos setores de gestão, com o Estacionamento Rotativo, que concorreu na categoria ‘Mobilidade Urbana’, por ser diferente de outras cidades – mais moderno, informatizado, em que se utiliza um aplicativo no celular,” comentou a Secretária de Administração, Thereza Christina Griep, responsável pelo cadastro do projeto no “Cidades Inteligentes”.