O prefeito de Araxá, Aracely de Paula, anunciou durante coletiva de impressa na última segunda-feira (22), o recebimento de bombas de infusão e respiradores emprestados por uma rede de hospitais do Rio de Janeiro.
Ele também falou sobre a falta de medicamentos para sedação na cidade, que é essencial para pacientes com Covid-19 que precisam de intubação. E justificou que é um dos principais motivos que levaram ao fechamento do comércio a partir desta semana na cidade, que decretou estado de calamidade.
No último boletim municipal, divulgado pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, foi confirmada a 6º morte pela doença; cerca de 202 pessoas já foram contaminadas.
Convênio
Conforme a Prefeitura, foi firmado um convênio entre a rede de hospitais e o Município, sendo acordado o empréstimo de dez respiradores e 100 bombas de infusão. A metade desses equipamentos já se encontra no município.
“Assim que nós tomamos conhecimento da gravidade que se alastra pelo estado inteiro e uma grande proporção aqui na nossa região, tomamos diversas providências. A primeira delas foi fazer o contato com o deputado Mario Heringer, que eu sei que tem de cinco a seis hospitais no Rio de Janeiro e que lida com problemas da área de saúde”, contou o prefeito.
Os materiais estão passando por higienização e desinfecção. De acordo com a secretaria de Saúde, a instalação dos equipamentos é rápida, mas para serem usados é necessário que haja liberação da Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde.
Após a aprovação do uso das máquinas, Araxá passará a contar com 32 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19.
Falta de medicamentos
A falta de medicamentos para sedação também foi assunto durante a coletiva. O material é usado justamente para casos de intubação. A cidade voltou a restringir a abertura do comércio por causa do baixo estoque da medicação. De acordo com o prefeito, ainda não há previsão para aquisição desses sedativos.
“Estamos fazendo, via secretaria de Saúde, a compra desses medicamentos direto com hospitais, evitando a licitação e repassando os recursos diretamente para as unidades. Então, é uma situação grave e está sendo tratada com toda severidade. Entretanto, não sabemos quando o medicamento chega à cidade, mas esperamos que seja no menor tempo possível”, finalizou.
Comércio fechado
A Prefeitura de Araxá determinou o fechamento do comércio mais uma vez, a partir desta segunda-feira (22). A decisão foi informada na última quinta-feira (18), durante uma reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19. Conforme decisão, só poderão abrir serviços considerados essenciais.