Está aberto desde a última quinta-feira (2), o cadastramento de artistas para atender à Lei Aldir Blanc, que visa a beneficiar os trabalhadores da cultura em Uberaba. Realizado pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural de Uberaba (FCU), o benefício será implantado através de lei, sancionada na segunda-feira (29).
A previsão é que sejam liberados até R$ 3 bilhões para estados e municípios, com recursos oriundos, majoritariamente, do Fundo Nacional de Cultura (FNC) para socorrer o segmento contra os efeitos da pandemia da Covid-19. Vale ressaltar que quem teve acesso ao auxílio emergencial, não terá direito aos benefícios da Lei emergencial.
O cadastramento será preferencialmente online e os interessados terão 15 dias para se inscreverem. Podem se cadastrar fazedores de cultura, artistas, produtores, pontos de cultura, redes, coletivos e movimentos culturais. Esta é a primeira etapa para a implantação da Lei pela FCU.
De acordo com a presidente da Fundação Cultural, Jaine Basílio, o cadastro também ampliará o contato com artistas que ainda não conhecem a Fundação Cultural.
O processo deve ser feito por meio deste link. Caso haja alguém não tenha acesso à internet, poderá ter atendimento presencial a partir de agendamento prévio pelo telefone: 3331-9200.