O prefeito de Uberlândia Odelmo Leão (PP) anunciou, nesta sexta-feira (17), que os comércios, shoppings e esportes podem voltar às atividades a partir de segunda-feira (20). Segundo ele, a decisão ocorreu após deliberação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, que avaliou que o índice diários de casos confirmados de coronavírus tem reduzido na cidade.
Conforme Leão, os comércios de bairros poderão abrir das 9h às 18h; os do Centro das 10h às 16h; e lojas dos shoppings das 12h às 20h, com as praças alimentação funcionando apenas no horário de almoço (das 11h às 14h). Já os restaurantes devem optar por apenas um horário para servir nos estabelecimentos: ou no almoço das 11h às 14h ou no jantar 19h às 22h. Bares permanecem fechados.
Já os esportes, estão permitidos apenas aqueles com atividades sem contato físico. Os clubes e parques poderão reabrir para atividades específicas que permitam a prática mantendo o distanciamento, como caminhadas, tênis, peteca. Os restaurantes de clubes deverão atender apenas no horário do almoço.
Todas as atividades econômicas e esportivas devem seguir as normas de segurança para prevenção da Covid-19. Leão informou que o decreto com as normas será assinado e publicado no Diário Oficial do Município (DOM) ainda nesta sexta-feira. Contudo, ele alertou que se os dados voltarem a crescer, as atividades econômicas serão fechadas novamente.
"Se não houver colaboração de todos, podemos retornar à curva crescente, e se isso acontecer, não me restará outra alternativa do que fechar tudo de novo", afirmou Odelmo.
Uberlândia acatou, no dia 10 julho, a decisão judicial que obriga municípios mineiros a cumprem as regras de funcionamento do comércio definidas pelo programa "Minas Consciente". O Município ainda entrou com um embrago contra a decisão e, nesta sexta-feira, a Justiça negou o pedido da Prefeitura.
De acordo com Leão, o Município tem até o dia 29 de julho para aderir ao programa estadual. Além disso, ele afirmou que, durante a visita do governador nesta quinta-feira (17), Romeu Zema garantiu modificações no "Minas Consciente", principalmente para cidades do porte de Uberlândia, que têm uma realidade diferente dos municípios menores. Leão ainda disse que se deve levar em conta os investimentos feitos na Saúde em Uberlândia, que criou e ainda está abrindo novos leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Entidades representativas
Em nota, a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Uberlândia informou que a reabertura do comércio é um pleito da instituição. "A retomada das atividades comerciais e de serviços é fundamental para que mais empresas não fechem as portas e mais pessoas não fiquem desempregadas. A CDL Uberlândia está acompanhando a liberação do novo decreto municipal para entender o modelo de atuação neste período para melhor se posicionar."
A reportagem também entrou em contato com Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), que parabenizou o prefeito e o Comitê pela "coragem e determinação de finalmente promover a reabertura da economia, o que é tão importante para melhorar a vida das pessoas".
"Precisamos continuar cuidando da saúde, com toda a prevenção necessária e seguindo rigidamente as medidas determinadas. Não podemos abrir mão do uso de máscaras e do cuidado cotidiano. Reforçamos que, como já percebido, a economia não é a vilã dessa situação, pois o cenário é agravado por conta do descuido de todos e não da reabertura das atividades. Por isso reiteramos que é essencial cada um fazer a sua parte. Vamos todos juntos contra a Covid-19".
Punições por descumprimento das regras
Durante a transmissão, o chefe do Executivo ainda falou sobre as sanções a estabelecimentos e pessoas físicas no caso de descumprimento das regras impotas pela Prefeitura para prevenção ao novo Coronavírus.
De acordo com Odelmo Leão, os estabelecimentos que infringir as normas serão autuados e fechados. Segundo ele, na primeira autuação o comércio será fechado por três dias úteis; na segunda, sete dias úteis; e na terceira, 15 dias úteis.
Já as pessoas que forem flagradas em festas serão responsabilizadas pela aglomeração, assim como os proprietários do local, como chácaras. Segundo Leão, os casos serão repassados ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para ingresso de ação na Justiça, a exemplo da Ação Civil Pública (ACP) movida pela promotoria contra pessoas flagradas em festa ilegal em uma chácara na região da Represa de Miranda.
Leitos
Na segunda-feira (20), mais 10 leitos de UTI serão abertos pela Prefeitura de Uberlândia, segundo Odelmo Leão anunciou na transmissão desta sexta. Com isso, conforme ele, a rede pública municipal de saúde vai somar 60 leitos de UTI exclusivos para paciente com coronavírus.
Leão ainda afirmou que a Secretaria Municipal de Saúde também está negociando 80 apartamentos para internação de enfermaria, que somados aos atuais 84 no Hospital Santa Catarina serão 164 leitos de enfermaria na rede municipal exclusivas para paciente com Covid-19.