A doação de uma área pública para o Instituo Estadual de Florestas (IEF), para instalação do Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), foi aprovada pela Câmara de Uberlândia durante a primeira reunião ordinária de julho, realizada na última terça-feira (7). O projeto é de autoria do prefeito Odelmo Leão (PP).
A área possui 22,7 mil metros quadrados e fica dentro da Fazenda Buriti, às margens da BR-050. No local também funcionam outros serviços do município, como a sede da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub).
“A construção e funcionamento de equipamento público de âmbito geral, tal como proposto, terá como finalidade o recebimento e manutenção de animais silvestres recolhidos e apreendidos, até que possam ser destinados à soltura ou empreendimentos de uso e manejo de fauna em cativeiro nos casos em que os animais não estejam aptos a retornar à natureza”, diz trecho do projeto.
Ainda segundo o documento, o processo de doação da área foi acompanhado pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) que, inclusive, recomendou a cessão. Agora, o projeto segue para a sanção do Executivo.