A tradicional Maratoninha “Viva Livre” foi realizada no último sábado dia 11 de novembro no Bosque John Kennedy, pela Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Políticas Sobre Drogas, que contou com o apoio das Secretarias de Esporte e da Juventude; de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana; Secretaria de Saúde; Secretaria de Meio Ambiente; Secretaria de Serviços Urbanos, e da SAE – Superintendência de Água e Esgoto .
A Maratoninha é um evento esportivo que tem como principal objetivo promover a prevenção ao uso de drogas através da prática de esporte e do fortalecimento do vínculo familiar. A prova aconteceu em volta do Bosque; simultaneamente, foram oferecidas atividades lúdicas com tinta guache, pintura facial; brincadeira com pula–pula, castelo inflável e touro mecânico. Guloseimas como algodão doce, pipoca, laranjinhas e sucos também foram ofertadas às crianças participantes, e o mais interessante é que tudo foi gratuito, permitindo que crianças de todos os níveis sociais tivessem uma tarde agradável ao lado dos familiares.
Na edição de 2017, foram disponibilizadas gratuitamente camisetas para os primeiros 800 inscritos. O número de inscrições superou os demais anos com mais de 1000 crianças inscritas, que foram divididas em 4 categorias: 05 a 07 anos, que fizeram o percurso de ¼ de volta em torno do bosque; 08 e 09 anos, dando uma volta completa em torno do bosque; 10 e 11 anos, também percorrendo uma volta completa; 12 a 14 anos, com o percurso de 2 voltas em torno do bosque. Para a maior segurança das crianças, as categorias ainda foram divididas em feminino e masculino.
Em todas as categorias, as crianças correram apoiadas por “anjos da guarda”, ou seja, atletas da Equipe de Corridas e Bike Divas e Brutos, alunos do curso de Educação Física do IMEPAC e por Rodrigo Titcha, atleta araguarino e campeão em várias maratonas.
Como o objetivo da prova não era o de incentivar a competição, todas as crianças que participaram receberam medalhas. Os três primeiros lugares de cada categoria, masculina e feminina, receberam troféus, sendo eles:
Categoria de 05 a 07 anos – Feminino
1º lugar – Júlia Ribeiro de Sousa
2º lugar – Júlia Oliveira de Aquino
3º lugar – Bianca Monique Caetano
Categoria de 05 a 07 anos – Masculino
1º lugar – Pedro Henrique da Silva
2º lugar – Pedro da Silva Assunção
3º lugar – Adrian Flávio Caetano
Categoria de 08 a 09 anos – Feminino
1º lugar – Luisa Viana Sousa
2º lugar – Fabiele Meneses da Silva
3º lugar – Amanda Gabriele A. Mendonça
Categoria de 08 a 09 anos – Masculino
1º lugar – Pedro Teles Melo
2º lugar – Yuri Paranhos Costa Silva
3º lugar – João Marcos Costa
Categoria de 10 a 11 anos – Feminino
1º lugar – Maria Eduarda Alves da Silva
2º lugar – Radhija Cafrune
3º lugar – Anna Laura Rodrigues da Cunha
Categoria de 10 a 11 anos – Masculino
1º lugar – Victor de Oliveira Menegon
2º lugar – Samuel Henrique Marciano Cursino
3º lugar – David Gonzaga de Oliveira Gomes
Categoria de 12 a 14 anos – Feminino
1º lugar – Alexandra Oliveira dos Santos
2º lugar – Mariana da Cruz Coelho
3º lugar – Débora de Sousa Vieira
Categoria de 12 a 14 anos – Masculino
1º lugar – Peterson Silva de Souza
2º lugar – Matheus Henrique da Silva
3º lugar – Breno de Sá Travaglia
A prevenção ao uso de drogas através do esporte foi o foco principal do evento. No entanto, o cuidado aos dependentes químicos não foi deixado de lado. Foi sugerida a doação de 1 litro de leite ao fazer a inscrição. Os atletas aderiram a ideia e todo o leite arrecadado será distribuído entre as Comunidades Araguarinas que acolhem o dependente químico: Associação Casa de Davi, Comunidade Pró-Vida, Comunidade El Shadday e Comunidade Ser Livre.