O secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, disse em coletiva de imprensa, na tarde desta quarta-feira (20), que a antecipação de feriados estaduais para aumentar o isolamento durante a pandemia pelo novo Coronavírus (Covid-19) é viável em Minas. Segundo ele, isso dependeria de uma decisão do parlamento legislativo, junto ao Governo do Estado:
"Caso haja necessidade de fazer essa movimentação e acreditando nos esforços dos poderes constituídos, no caso do poder legislativo, a princípio em juízo da assembleia legislativa em se tratando de lei estadual, haveria a possibilidade desta mobilidade. Não há em um primeiro momento, e para agora, alguma perspectiva [de antecipação de feriado] em relação ao pico [da Covid-19] estimado para junho, já que como mencionei é um estimativa, mas não fica afastada, dentro das possibilidades legais, a movimentação de um feriado caso seja de atribuição do governo de Estado e de seu parlamento fazer essa movimentação".
O secretário reforçou que entre as medidas estaduais de combate ao Coronavírus está a possibilidade de movimentação de férias, folgas compensativas, férias prêmios em relação aos servidores.
Antecipação de feriados em São Paulo
Em São Paulo, o prefeito Bruno Covas, publicou, nesta terça-feira (19) um decreto sancionando um Projeto de Lei (PL) que antecipa os feriados municipais. A ideia é aumentar o isolamento social por meio de um "feriadão" nesta semana, que será desta quarta-feira (20) até o próximo domingo (24). Para isso, foram adiantados dois feriados: o de Corpus Christi (11 de junho) e da Consciência Negra (20 de novembro). Um dia foi declarado como ponto facultativo.
O Estado de São Paulo também tenta antecipar o feriado do dia 9 de julho (Dia da Revolução Constitucionalista) para a próxima segunda-feira (25). O governador João Dória encaminhou um projeto de lei para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) pedindo o adiantamento do feriado.