Rondas feitas por equipes da secretaria do Trabalho e Ação Social de Araguari em locais onde há aglomerações de pessoas em situação de rua foram intensificadas desde o início da pandemia da Covid-19. Na última semana, a equipe percorreu as áreas de atuação do programa, orientando a população.
Segundo a Prefeitura, o trabalho visa orientar as pessoas sobre os cuidados e riscos com o novo Coronavírus. A equipe conta com um assistente social e psicóloga, juntamente com agentes da secretaria de Políticas sobre Drogas, além do apoio da Polícia Militar.
"Quando encontramos pessoas na rua, nossa equipe faz o possível para que elas aceitem o acolhimento no albergue, mas infelizmente existem as que rejeitam totalmente essa possibilidade", falou o secretário.
O secretário Jorge Nicolau explicou que informações são coletadas dos moradores de rua e são feitos rastreamento para saber se algum deles recebe benefícios de programas sociais do Governo Federal. Os que ainda não recebem, a equipe técnica realiza a inserção dos nomes deles, já que os impactos da crise da pandemia potencializam a vulnerabilidade social.
"Não é uma tarefa fácil e precisa ser constante, uma vez que não existe lei que obrigue as pessoas a deixarem as ruas e, por isso, muitos não se interessam pelo acolhimento e se recusam a voltar para as famílias ou cidades de origem", disse.