A Prefeitura de Araguari publicou, na última semana, a reorganização das atividades pedagógicas nos Centros Educacionais Municipais (CEMs), Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas particulares do município. As aulas haviam sido suspensas por tempo inderteminado devido a pandemia do novo Coronavírus.
Conforme o edição n° 1016 do correio oficial, essa reorganização visa o cumprimento da carga horária mínima exigida, 480 horas de aulas presenciais durante o ano letivo de 2020. As ações, porém, são de responsabilidade da secretaria de Educação, no caso da rede municipal, ou à direção do estabelecimento das instituições privadas.
Segundo a secretária de Educação, Cristiane Nery, as atividades escolares indicadas devem ser desenvolvidas, para evitar um retrocesso na aprendizagem nesse período em que os alunos estão impedidos de frequentar as aulas presenciais.
“Nosso maior intuito é não deixar que os alunos percam o vínculo com a escola e com isso os desmotivem a estudar. É de extrema importância que os alunos mantenham rotina escolar, mesmo estando em casa. Sabemos que muitos alunos não possuem acesso à internet, e por isso, estamos disponibilizando nas escolas municipais os materiais de apoio para que eles possam continuar estudando em suas casas”, explicou.
A secretária ainda ressalta que é extremamente importante que os pais das crianças das creches, de zero a três, estimulem com leitura de textos em voz alta, em vídeo ou áudio, brincadeiras, jogos e músicas infantis.
Ensino privado
De acordo com a Prefeitura, passado o período emergencial, as escolas particulares do Ensino Infantil devem informar de maneira oficial à pasta as alterações e adequações que tenham sido efetuadas, explicitar as alternativas e formas de reorganização dos calendários, previstas na resolução CME Nº 03/2020, para registro e providências, em até 30 dias após o retorno às aulas presenciais.