Nesta semana, a Prefeitura de Frutal adotou medidas mais restritivas para evitar o contágio do novo Coronavírus na cidade. Entre elas, os comércios e serviços considerados não essenciais foram fechados, e aqueles que podem abrir, como mercados e padarias, tiveram os horário de funcionamento delimitados.
Conforme o documento, a medida permite atividades de operacionalização interna dos estabelecimento, desde que respeitadas as regras sanitárias e distanciamento adequado entre os funcionários. Também permite transações comerciais por internet e telefone e os serviços de entrega a domicílios.
O decreto permite, ainda, a realização de feiras de comercialização de alimentos, observados critérios de rodízios a serem organizados pela Prefeitura. Já as retiradas de alimentos prontos nos estabelecimentos pode ser realizado até às 18h de segunda a sexta-feira, e a até às 12h nos sábados e domingos.
O Município também restringiu o horário de funcionamento de mercados, açougues, peixarias, padarias lojas de conveniência, de água mineral e de alimentos para animais. Esses estabelecimentos podem funcionar de segunda a sexta-feira das 6h às 18h. Aos sábados e domingos, o funcionamento pode ocorrer entre às 6h e às 12h. Após esses períodos, é permito apenas a modalidade delivery.
Para a publicação das novas medidas, a Prefeitura de Frutal se justificou baseando as ações em dois surtos da Covid-19 que ocorreram em estabelecimentos privados; que a população, principalmente os jovens, não estão respeitando o isolamento social, sendo recorrente a realização de festas em residências e as aglomerações em espaços públicos, principalmente próximos a bares e distribuidoras de bebidas; e que a taxa de infecção em idosos acima de 70 anos está crescente, indicando que a população economicamente ativa está propagando a disseminação do vírus no ambiente domiciliar.
Segundo o boletim municipal divulgado pela Prefeitura de Frutal nesta sexta-feira (3), a cidade tem seis óbitos confirmados pela Covid-19 e nenhuma morte em investigação. Ao todo, são 110 casos confirmados da doença e mais 1.200 suspeitos.