Um novo decreto publicado pela Prefeitura de Ituiutaba na última sexta-feira (26), passa a valer a partir de hoje (29). Entre as novas medidas, há alterações no funcionamentos dos serviços na cidade.
O decreto altera as regras anteriores sobre a abertura de bares e lanchonetes, os quais, anteriormente, podiam funcionar com até 30% da capacidade de atendimento. Agora, esses locais podem apenas funcionar somente com o serviço de entregas ou de retirada no local.
As academias de musculação, ginástica e natação também ficam proibidas de funcionar na cidade. Elas se juntam aos outros serviços como casa de shows, boates, cinemas, teatros, parques de diversões, além de instituições de ensino.
Podem funcionar normalmente alguns serviços. São eles:
- Farmácias e drogarias;
- Fabricas hospitalares;
- Mercados, açougues, padarias, quitandas, lojas de conveniência e demais lojas de abastecimento de alimentos;
- Postos de combustíveis;
- Distribuidoras de gás;
- Oficinas mecânicas e borracharias;
- Restaurantes em paradas de rodovia;
- Agências bancárias;
- Industrias de alimentos;
- Serviços relacionados à tecnologia da informação;
- Construção civil;
- Setores industriais;
- Feiras de compra e venda de gado.
Em relação aos mercados, o decreto especifica que estes deverão manter controle de entrada de pessoas, sendo uma pessoa por carrinho, e manter distanciamento de dois metros entre as pessoas, além de organizar as filas.
Alguns serviços podem continuar funcionando, porém, com limite de 50% na capacidade de atendimento, como lojas em geral, profissionais liberais e salões de beleza, clínicas de estética e barbearias.