Após a rede municipal de saúde de Uberlândia ter atingido 100% da ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a Prefeitura anunciou a ampliação de leitos no Hospital Municipal e no anexo montado no Hospital Santa Santa Catarina. A informação foi divulgada na tarde desta segunda-feira (29). Atualmente, a cidade tem 86 leitos de UTI, contando as redes pública e particular.
De acordo com o assistente técnico da rede de urgência e emergência da cidade, Clauber Lourenço, o Hospital Municipal e o anexo do Santa Catarina contam com 320 leitos de enfermaria. Outros 40 de UTI são destinados exclusivamente para pacientes com Covid-19.
“O Hospital Municipal tem várias salas de enfermaria com pressão negativa. O local foi equipado para que possa ser utilizado como UTI. Colocamos monitores, respiradores para que a população tenha assistência. A Prefeitura está adquirindo mais equipamentos para que o município receba mais 10 leitos de UTI, com a possibilidade de outros 10”, disse.
Não foi informado o número de leitos nas salas de enfermaria com pressão negativa.
Caso na justiça
Ainda nesta segunda-feira, uma moradora buscar o Ministério Público para garantir um leito para o pai, que estava internado em uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI).
Com todas as Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) municipais ocupadas, Francisca Felix da Silva, filha de um paciente com Covid-19, ficou preocupada e procurou auxílio do Ministério Público.
“A médica me falou que o estado do meu pai é muito grave e a doença está se alastrando muito rápido. Nós queremos só uma vaga na UTI, pois a situação dele é muito complicada”, desabafou.
A Prefeitura de Uberlândia informou, em nota, que já estava providenciando a transferência do paciente para o Hospital Municipal e informou que as salas de emergências das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) têm monitores, respiradores e condições médicas necessárias para o atendimentos momentâneo dos pacientes com Covid-19.