A Prefeitura de Araguari pagará, a partir deste mês, 40% de adicional de insalubridade aos profissionais que trabalham no Hospital de Campanha montado na cidade para combate à Covid-19. A solicitação do pagamento foi feita pelo vereador Warley Maravilha (PSB).
Segundo informações do secretário de Administração, Carlos Barbosa, o valor anterior era 20% e o dinheiro a mais que será gasto é de verbas advindas especificamente para a doença. Conforme o Município, o adicional será destinado aos profissionais que estão na linha de frente, tais como técnico de enfermagem, enfermeiros, cantineiros, vigias, farmacêuticos, entre outros.
Ainda de acordo com a divulgação, antes da tomada desta decisão foi feito um estudo por engenheiros da Segurança do Trabalho que analisaram a situação dos colaboradores e a conclusão foi a de que o hospital se trata de um local de internações e de alto risco de contágio e, conforme a lei, todos os profissionais acima citados estão expostos a iguais condições de riscos biológicos previstos na Portaria 3.214/78, em sua NR-15, anexo XIV, que lhes dão o direito de receber o benefício.
De acordo com o vereador vereador Warley Maravilha, o objetivo, além de beneficiar, é proteger os colaboradores que estão na assistência direta aos pacientes. O prefeito Marcos Coelho (PSB) ressaltou que a gestão segue tomando as providências necessárias para combater a doença.