Duas importantes reformas de restauração em obras do patrimônio histórico e cultural de Carmo do Paranaíba estão prestes a serem concluídas. Uma delas é a restauração da Capela de Santa Cruz, iniciada em outubro de 2019. A capela foi construída por Cônego Manoel Francisco de Moraes, coadjuvado pelo Sr. Ignácio Teixeira da Cunha, na época Coletor da Vila.
A data exata de construção da capela é indefinida, mas estima-se que tenha sido no ano de 1879, conforme consta no Livro do Tombo. Destruída e saqueada, a Capela de Santa Cruz do Monte foi totalmente reconstruída no ano de 1982, por iniciativa da Administração Municipal. Agora, o imóvel no estilo barroco, está sendo totalmente revitalizado com intuito de preservar e enaltecer o acervo histórico e cultural de Carmo do Paranaíba.
Outra obra importante é a revitalização da Fonte da Lavadeiras, que é um dos equipamentos tombados pelo patrimônio histórico do município, espaço de visitação e ambiente onde são realizados programas de educação patrimonial. Juntamente com essas duas obras, a Prefeitura Municipal de Carmo do Paranaíba entregará à população também, as obras da Praça do Entorno e o Campo Society.
De acordo com informação publicada pela Assessoria de Comunicação do Município, a ideia é fazer com que esses espaços sejam transformados em ambiente de lazer, cultura e resgate das tradições do Município.