A Prefeitura de Uberlândia recebeu, na última segunda-feira (6), um total de 26 novos respiradores para compor leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e para transporte de pacientes. Desses, 20 foram solicitados pela gestão muncicipal diretamente ao Ministério da Saúde, mediante ofício enviado no dia 30 de junho. Os outros seis foram doados pelo Ministério Público Estadual e Federal.
O pedido feito ao Ministério da Saúde é fruto do constante esforço da atual administração para expandir cada vez mais a capacidade de atendimento. Apesar das inúmeras ações de enfrentamento à pandemia, o sistema público de saúde tem enfrentado um aumento diário no número de internações, demandando um suporte maior para os pacientes que evoluem para uma insuficiência respiratória aguda grave em decorrência do novo Coronavírus.
Com a chegada dos novos respiradores oriundos do Ministério da Saúde, será possível ampliar para mais dez novos leitos de UTI no anexo do Hospital Municipal Dr. Odelmo Leão Carneiro (antigo Hospital Santa Catarina), totalizando 40 leitos neste setor. Os outros dez respiradores são móveis, o que permitirá o transporte dos pacientes com a segurança necessária.
Doação do Ministério Público
Ainda ontem, a Prefeitura recebeu do procurador do Ministério Público Federal Cleber Eustáquio e dos promotores do Ministério Público de Minas Gerais Lúcio Flávio de Faria, Luiz Henrique Borsari e Fernando Martins mais seis respiradores para serem usados na rede municipal. Os equipamentos foram adquiridos mediante verbas oriundas de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).