O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, prorrogou por mais 60 dias a declaração de situação de emergência no Município por causa da pandemia de coronavírus. Além disso, o chefe do Executivo estendeu por mais 30 dias o vencimento do decreto municipal sobre medidas de prevenção à Covid-19 no que se refere ao funcionamento interno da Administração Municipal.
Contudo, o Município suspendeu os efeitos dos artigos que restringe as atividades dos setores de comércio e serviços da cidade, já que Uberlândia segue atualmente as regras do programa do governo estadual "Minas Consciente", seguindo a determinação da Justiça. O Município apresentou um embargo declaratório contra a decisão judicial e aguarda uma posição sobre o assunto.
Ambas prorrogações foram publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira (15).
O decreto que declarou situação de emergência em Uberlândia tinha validade inicial de 60 dias e já foi prorrogado por 30 dias, que venceriam nesta sexta-feira (17). Agora, a declaração de emergência tem vigência até setembro.
Já o decreto que trata sobre as medidas no âmbito da Administração Municipal continua em vigor até agosto. O documento versa sobre as normas estabelecidas e definições do regime de trabalho dos servidores, para impedir aglomerações e reduzir a possibilidade de contaminação. Os atendimentos presenciais seguem restritos.
Covid-19 em Uberlândia
No boletim diário da Prefeitura desta quinta-feira (15), Uberlândia tem 175 mortes causadas pela Covid-19 e nenhum óbito é investigado. A cidade soma 10.026 casos positivos da doença desde o início da divulgação dos boletins e 1.718 pessoas esperam o resultado dos exames. O município ainda tem 31.929 pessoas que testaram negativo para a doença e 5.866 pacientes já se recuperaram da doença.