O prefeito de Uberlândia anunciou, durante pronunciamento online na tarde desta terça-feira (9), que vai antecipar o feriado de Nossa Senhora da Abadia, celebrado no dia 15 de agosto, para a próxima sexta-feira (12). Segundo Odelmo Leão, a medida será publicada no Diário Oficial do Município para incentivar que as pessoas fiquem em casa por prevenção à Covid-19.
"Estamos em um pico ascendente da pandemia na nossa cidade. Então, peço apoio a todos, parece que não houve sensibilização das pessoas. Vamos nos ajudar uns aos outros", disse o prefeito.
Odelmo Leão explicou que um decreto estava em fase de elaboração para transferir o dia santo.
"Consultei o Bispo Dom Paulo para saber se a igreja tem alguma inconveniência. Ele me disse que se é pela saúde, está tudo bem", explicou.
Na ocasião, o secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues, também destacou que o índice de isolamento social na cidade está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 70%, e reforçou que os números têm aumentado rapidamente. Também na coletiva, foi antecipado o boletim municipal diário, que apontou a confirmação de mais quatro mortes na cidade, além de mais um óbito em investigação.
O secretário de Saúde apresentou números e confirmou que a cidade já tem 41 mortes e 2.356 pessoas contaminadas. Ele reforçou que a propagação tem sido crescente, já que para alcançar 1.000 casos foram 53 dias, mas para 2.000 mil casos foram nove dias.
"Em sete dias chegaremos a 3.000 contaminados, mas isso pode aumentar e ocorrer antes disso, o que é mais provável. Em 24 horas, conforme os dados de ontem, já temos 181 novos casos", falou.
O médico reforçou que os números são preocupantes e que, em reunião recentemente com hospitais particulares, foram relatados problemas em remanejamento para novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de medicamentos que estão em falta no estado.
Isolamento social
Diante da situação, o prefeito e o secretário divulgaram análise do índice médio do isolamento social na cidade, que está abaixo do recomendado pela OMS, que é de 70%. Os números são viabilizados por meio de acordos com operadoras de telefonias para que a Prefeitura possa consultar informações agregadas sobre deslocamento na cidade. Foi reforçado pelo prefeito que os dados são contabilizados sem desrespeitar a privacidade de cada usuário.
"Uberlândia não aderiu ao isolamento social. Quando está abaixo de 50% não é eficaz e não impede a propagação. Nós estamos em 47%", disse Gladstone Rodrigues.
Fiscalização
Ações para fiscalizar o cumprimento do novo decreto para combate à Covid-19 também foram reforçadas, segundo o Prefeito. A Prefeitura mostrou imagens feitas por um drone que apontam locais de grandes aglomerações, que são detectadas pelo calor.
"Depois disso, vamos identificar o local e o Procon vai até lá. Tivemos recentemente flagrantes nos bairros Santa Mônica, Osvaldo Resende e Centro", afirmou o secretário de Saúde.
Ele também relembrou que ações foram feitas no último fim de semana, que resultou em 330 estabelecimentos fechados e nove interditados. As medidas foram adotadas principalmente por conta das denúncias.
"Peço a colaboração aos empresários, donos de bares e ao público para cumprir as medidas. Vamos juntos para vencer essa batalha. Se cada um fizer nossa parte, vamos conseguir", finalizou o prefeito Odelmo Leão.
Covid-19 em Uberlândia
Mais quatro mortes causadas pela Covid-19 foram divulgadas no boletim municipal diário. Ao todo, a cidade tem agora 41 óbitos causados pela doença e um em investigação. O Município ainda divulgou que apenas três leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão disponíveis na rede municipal de saúde. Nesta terça, 181 novos casos da doença foi confirmado pela Prefeitura. Agora, Uberlândia soma 2.356 casos do novo Coronavírus.