Alunos e professores da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), em Divinópolis, desenvolveram um projeto de auxílio de limpeza que utiliza elementos químicos já conhecidos. O objetivo é ajudar hospitais e empresas a fazer a higienização mais adequada dos ambientes por causa do novo Coronavírus.
O coordenador do projeto, Frank Pereira de Andrade, explicou que a ação foi desenvolvida levando em consideração a necessidade de prestar um auxílio à população neste momento.
“Temos observado o número crescente de agentes de saúde infectados com o novo coronavírus e para evitar que esse serviço essencial seja prejudicado estamos promovendo treinamentos sobre como fazer uma desinfecção química nas unidades de saúde”.
Ainda segundo Frank, é possível fazer a desinfecção contra o vírus causador da Covid-19 utilizando reagentes que são fáceis de encontrar no mercado e que tem uma eficácia comprovada.
“Atendemos a uma legislação da Anvisa que preconiza alguns agentes químicos que diminuem essa carga viral e disso temos um reagente que é efetivamente comprovado contra o novo coronavírus, que é a água sanitária ou cloro ativo".
Ele também contou que a equipe levou as orientações aos hospitais e ambientes onde há aglomeração ou circulação de pessoas, para que saibam o que é mais adequado. De acordo com a universidade, a equipe vai até os locais e dá palestras para os profissionais de saúde e empresários. A intenção é divulgar e propagar informações a respeito do processo de desinfecção dos espaços de uso comum.
"Prestamos essa orientação de forma gratuita. Abordamos três momentos nesta capacitação: a pessoa em casa como ela pode se proteger; no ambiente de trabalho o que deve ser feito no sentindo de higienização do espaço; e ainda o retorno para casa sem que ele carregue essa carga viral. Também vamos em loco, que é para ensinar as pessoas de maneira mais efetiva".
Segundo o último boletim do Estado sobre os casos de Coronavírus, divulgado nesta sexta (15), Divinópolis chega a 121 casos confirmados.