Ontem (10) começou, no Teatro Municipal, mais uma aguardada edição do projeto Boca de Cena, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura. Duas atrações abriram em grande estilo a programação. A primeira delas foi a coreografia ‘Rua em Cena’, protagonizada pelo grupo GEDU, que aconteceu no foyer do espaço. A outra foi a apresentação musical ‘The Next Step’, interpretada pelo grupo Black Jack 21 Blues Band.
O Boca de Cena continua hoje (11) e na quarta-feira (12). Outras apresentações irão ocorrer no decorrer dos meses de outubro e novembro.
‘Rua na Cena’ é o primeiro trabalho artístico do GEDU – Grupo de Estudos em Danças Urbanas do Curso de Dança da UFU. A obra é uma criação a partir de um pensamento contemporâneo sobre dança, que visa estabelecer uma relação entre a prática periférica e os conhecimentos adquiridos em disciplinas do curso. A criação parte das experiências particulares dos integrantes, bem como dos conhecimentos adquiridos ao longo de seus estudos.
Todo o trabalho foi concebido de forma coletiva pelos integrantes. Todos os parâmetros da obra foram levados em conta, como o relacionamento com o público, o espaço, o cenário, a música, entre outros elementos cênicos. A criação é composta por partituras de alguns estilos de Danças Urbanas, tais como House, Locking, Waacking, Breaking, Hip Hop Dance e Funk.
Coreógrafos: Lang Soares, Jemerson Carlos (Bob), Deborah Capriolli, Tulio Ribeiro e LeexRoiz.
Dançarinos: Lang Soares, Jemerson Carlos (Bob), Deborah Capriolli, LeexRoiz., Vanessa Garcia, Beatriz Freire, Fernanda Lemos e Ana Flávia do Reis.
A Black Jack 21 é uma banda Uberlandense formada em 2010. Seu repertório tem o enfoque direcionado ao Blues. Seus integrantes são conhecedores, estudiosos e pesquisadores do estilo. O espetáculo intitulado ‘Next Step’ segue as tradições da banda, ao abordar o blues em todas as suas vertentes, por meio de suas canções autorais.
Em sua trajetória, o grupo já lançou um DVD gravado no London Pub. Também protagonizou um videoclipe no qual interpretava uma de suas várias canções. Em 2013, também participaram do longa-metragem Ópera Blues, que mistura linguagens de ficção, videoclipe, documentário, comédia, drama e musical na mesma obra. A trilha sonora desta obra foi produzida pelo vocalista do grupo, Maurício Winckler.
Ficha técnica:
Guitarra e Voz: Maurício Winckler
Bateria: Jack Will
Guitarra e Voz: Fred Costa
Contrabaixo: Gabriel Shardong