Durante todo o mês de setembro, o Museu Municipal de Uberlândia será o destino de uma série de eventos a fim de resgatar a memória de um dos mais antigos patrimônios da cidade. Em comemoração aos seus 30 anos de exposições e ao centenário do Palácio dos Leões (edifício tombado que é sede do museu), o local entra na rota dos principais acervos históricos do país com várias atrações durante a 11ª Primavera dos Museus. Nesta terça-feira, 12, a partir das 19h, o espaço abre as portas para a primeira dessas atividades, com a exposição ‘Tempo de Bordar Histórias’.
Visitantes deixam suas impressões
A mostra é resultado da oficina de bordados dos pontos da vovó, com alinhavo, haste, cheio e matiz, que acontece no museu toda quarta-feira, das 14h às 17h, acompanhada de contação de histórias. Quem se deslocar ao Museu Municipal, também terá a oportunidade de multiplicar seu conhecimento e se envolver com os trabalhos à mão, como explica a administradora do Museu Municipal, Thaís Tormin.
“Este ano, estamos trabalhando as oficinas com temas ligados aos patrimônios históricos e de festas da nossa cultura popular. Como o bordado é muito importante para a nossa história, sendo passado de geração em geração, essa é uma forma de recuperar a memória do saber fazer e também de retratar como isso acontecia em Uberlândia. É ainda um relato de como as pessoas viviam, o que faziam em casa e seus costumes, já que bordar era uma questão muito feminina. O mais legal é que aqueles que visitarem a exposição também serão convidados a manifestar suas sensações na sala pedagógica. Trata-se de um registro, de uma manifestação artística e de uma contribuição ao processo criativo da comunidade”, adianta Tormin.
Contação de histórias – A Moça Tecelã
A contação de histórias também faz parte da programação das oficinas. Conduzida pela artista araguarina Regina Duarte, a atividade será aberta com a história da ‘Moça Tecelã’, da escritora e jornalista italiana Marina Colasanti.
“A ideia de unir o museu e a exposição foi muito boa, pois você não valoriza apenas aquilo que o local tem guardado, mas também o que é produzido dentro dele. Assim, bordamos e contamos histórias. Muitas vezes, seleciono aquilo que tem a ver com o bordado. Temos muito disso na nossa literatura, com materiais ilustrados. Nessa primeira, faremos da Moça Tecelã, da Marina Colasanti, de ponto a ponto. São diferentes formas de contar histórias, trazendo de volta o ato de se reunir, produzir e criar. Pode ser que os tecidos e as linhas não sejam os mesmos, mas a intenção permanece. É muito gostoso pegar um pano branco, por exemplo, e dar vida para isso por meio dos bordados”, destacou Regina.
Museu e suas histórias
Promovida pelo IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus, a 11ª Primavera dos Museus será comemorada dos dias 18 a 24 de setembro em mais de 900 museus do Brasil, oferecendo ao público cerca de 2.500 atividades especiais entre palestras, oficinas, visitas mediadas, exibição de filmes e outros. Com o tema ‘Museu e suas Histórias’, a edição deste ano busca trazer para a realidade atual um passado que permanece vivo entre as pessoas. A Prefeitura de Uberlândia aderiu a iniciativa e realiza ações durante todo o mês.
Prestigie!
O quê: Exposição ‘Tempo de Bordar Histórias’
Quando: ABERTURA - segunda-feira (11), a partir das 19h
Até o dia 29/09: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30
Onde: Museu Municipal de Uberlândia
Local: Praça Clarimundo Carneiro, 67, Centro
Confira outras mostras que integram a 11ª Primavera dos Museus em Uberlândia!
Exposição NOSSAS RAÍZES
O projeto ‘Nossas Raízes’ expõe objetos contextualizados, maquete da pequena Uberabinha, painéis e textos sobre a história de Uberlândia. Apresenta uma nova sala com o armazém do comércio, com móveis de época e objetos que eram vendidos nesses estabelecimentos entre 1930 e 1940.
Onde: Museu Municipal de Uberlândia
Local: Praça Clarimundo Carneiro, 67, Centro - segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30
Exposição CÂMARA MUNICIPAL
História da Câmara Municipal de Uberlândia através de mobiliário, pintura “A Deusa do Progresso”, prospecção de pintura parietal e painéis com textos e imagens do antigo salão do Palácio dos Leões.
Onde: Museu Municipal de Uberlândia
Local: Praça Clarimundo Carneiro, 67, Centro - segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30
Exposições permanentes
MOSTRA: ‘O MUSEU VISITA O TEATRO – O QUE HÁ POR DETRÁS DOS OBJETOS’
Exposição de objetos do acervo do Museu Municipal no hall do Teatro Municipal de Uberlândia.
Onde: Hall do Teatro Municipal de Uberlândia
Local: Avenida Rondon Pacheco, 7070, Santa Mônica
MOSTRA: ‘O MUSEU VISITA A CASA DA CULTURA – DO TEMPO DO GRAMOFONE À RADIOLA’
Onde: Casa da Cultura
Local: Praça Coronel Carneiro, 89, Centro - segunda a sexta-feira, das 8h às 18h