Muitos não sabem, mas o corpo pode se transformar em um instrumento musical. São sons feitos com as palmas das mãos, dedos, lábios e pernas que dão ritmo e levam alegria a quem aprende. Para disseminar esses ensinamentos, a Escola Municipal Cidade da Música firmou uma parceria com diversas unidades de ensino para um workshop de Percussão Corporal.
Como um passarinho
Todas as segundas-feiras, alunos do terceiro ano do ensino fundamental terão uma aula de como usar o corpo para fazer música. A segunda escola a receber o projeto foi a escola municipal Profº Mário Godoy Castanho, no bairro Tocantins. Aproximadamente 120 alunos participaram do curso, que teve a duração de 50 minutos.
César Miguel de Abreu Cardoso, de nove anos, descobriu todos os sons que pode produzir usando apenas o corpo. “Já sabia assobiar, mas só o comum. Agora aprendi a imitar um passarinho. Achei muito legal! Quero mostrar para a minha mãe logo”, conta.
Já Liliana Gonçalves de Lima, de oito anos, gostou de participar da oficina de criatividade. “Nós fizemos uma roda e a tia tocava o violão enquanto nós imitávamos alguns instrumentos com a boca. Foi muito bacana! O som que eu aprendi e não conhecia foi o do acordeão”, relata.
Para a professora de percussão da Escola da Música, Renata Ribeiro Silva, o workshop tem o objetivo de proporcionar um momento de vivência musical para os alunos. “Queremos mostrar, tanto para os alunos quanto para os educadores, as possibilidades de trabalhar a música na escola. Para fazer música, não é preciso muita coisa, apenas o corpo. É também uma aula de criatividade”, afirma.