A Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria de Educação e do Núcleo de Apoio à Inclusão – NAI, realiza hoje, 09, a Aula Inaugural do Curso de Libras, às 17:30h, na Casa da Cultura “Abdala Mameri”, localizada à Rua Coronel José Ferreira Alves, 1098, Centro.
A inclusão da pessoa com deficiência no âmbito escolar é um debate atual que demanda a organização de várias propostas de trabalho pelas especificidades inerentes á pessoa humana e pelas diversas barreiras existentes no contexto escolar.
Pensando nisso, a Prefeitura e a Secretaria de Educação, juntamente com o NAI, sob a coordenação da Psicopedagoga Vera Lúcia Viana, colocam em prática o Projeto “Libras na Escola”, com duas modalidades: para alunos do 3º e 4º ano e, agora, para os professores do Atendimento Educacional Especializado – AEE e monitores.
“O curso está sendo organizado com uma modalidade introdutória para oferecer ao professor e monitor noções sobre a cultura e identidade surda, que os habilitará para uma comunicação básica suficiente para o acolhimento do aluno surdo e de seus familiares, facilitando assim a inclusão desse aluno,” destacou Vera Lúcia Viana, Psicopedagoga e Diretora do NAI.
O Secretário de Educação, Werley Macedo, ressaltou que se trata de uma iniciativa pioneira, “Nosso intuito é garantir a inclusão em nossas escolas municipais. Precisamos estar preparados para receber alunos com deficiência auditiva e promover um ambiente apropriado com aprendizado em sala de aula regular”, disse.
O curso será oferecido a 60 participantes, divididos entre professores, monitores e equipe multifuncional, com módulos semanais de 01 hora e 30 minutos de aulas práticas com um total de 40 horas de carga horária. As aulas serão ministradas por professores bilíngües – português/libras, intérprete de libras e professores surdos especialistas em libras. A Secretaria de Educação emitirá um certificado aos participantes com pelo menos 75% de presença nas aulas.