Nesta quarta-feira, (20/9), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou os resultados da avaliação feita sobre os Programas de Pós-Graduação stricto sensu do Brasil, em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Na UFU, 6 cursos subiram de conceito na pontuação e quatro obtiveram notas que os colocam em posição de cursos de excelência internacional (2 a mais que na avaliação anterior, de 4 anos antes).
Esse processo de avaliação acontece a cada 4 anos e tem 3 critérios avaliativos básicos, segundo a diretora de Pós-Graduação da UFU, Eloisa Ferro. “Leva-se em conta a formação de recursos humanos, a produção desses programas e a inserção do aluno no corpo do programa”. A partir dessa avaliação, os cursos recebem suas respectivas pontuações.
Ferro explica ainda que a pós-graduação na UFU é robusta, com 51 Programas e 50% do corpo docente da universidade se dedicando a ela. Além disso, 20% dos pós-graduandos de Minas Geras estudam na UFU. Quanto mais altas forem as pontuações dos Programas de uma universidade, mais recursos são destinados à ela pela Capes.
Excelência internacional
O Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFU obteve, pela segunda vez consecutiva, a pontuação máxima: nota 7. Em Engenharia Mecânica, 3 cursos no país chegaram a essa pontuação na avaliação deste ano. Cursos que obtêm as pontuações 6 e 7 estão em nível de excelência internacional.
O coordenador do programa, professor Gilmar Guimarães, atribui o desempenho ao trabalho conjunto dos docentes, técnicos e discentes. “Antes de obtermos nota 7, fomos avaliados por 3 vezes consecutivas com nota 6. A pesquisa na Faculdade é uma coisa muito forte e vem sendo desenvolvida há bastante tempo. Este resultado é uma consolidação”, aponta.
Guimarães acredita que essa pontuação contribui para fortalecer a UFU. “Esse conceito dá uma visibilidade à universidade em si porque ele demonstra a inserção que temos não só na região, mas no país. Representa uma descentralização, mostra que o interior também consegue fazer coisas de qualidade”, ressalta.
Além da Engenharia Mecânica, UFU possui mais 3 programas de Pós-Graduação de excelência, de acordo com a Capes.
Os programas de Mestrado e Doutorado em Engenharia Química, Odontologia e Imunologia e Parasitologia Aplicadas do curso de Ciências Biológicas obtiveram nota 6 e se destacaram nacionalmente.
Eloízio Júlio Ribeiro, coordenador do programa de pós-graduação em Engenharia Química, ressaltou que a “nota 6 com certeza será de grande importância para o programa, pois dará maior visibilidade, tanto no país como no exterior e contribuirá para o aumento do número de bolsas do programa”. Para Ribeiro, aumenta também a possibilidade de competir em editais para obter financiamento de pesquisas, tanto nos órgãos de fomento, como de empresas.
O atual coordenador do programa de pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas, Tiago Patriarca Mineo, declarou que a nota 6 é a consolidação dos esforços de sua equipe, sendo que este resultado se manteve desde a última avaliação do Capes. Mineo afirmou que pretende adquirir nota 7 na próxima avaliação e, para isso, “a intenção é promover algumas mudanças, como uma reforma curricular, o aumento de produção científica, reforçando com os alunos a importância e qualidade de pesquisas, para alcançar mais publicações, e maior impacto”
A avaliação apresentada pela Capes representa “um sonho realizado pelos idealizadores do programa, o reconhecimento do trabalho em equipe e o esforço de cada um”, revelou Gisele Rodrigues da Silva, coordenadora do programa de pós-graduação em Odontologia.
Panorama da UFU
Ao todo, 6 programas aumentaram suas pontuações: Odontologia, Engenharia Química, Estudos Linguísticos, Engenharia Biomédica, Administração e Filosofia. A avaliação da Capes é comparativa, ou seja, o desempenho de um curso é comparado a outros do país semelhantes a ele (da mesma área) para que se chegue à nota. “Se o Programa mantém sua nota anterior, não quer dizer que não tenha melhorado. Pode ser que tenha tido melhora, mas comparado aos demais programas do país, não atingiu aquele nível almejado”, esclarece a diretora de pós-graduação.
Dois cursos obtiveram nota 2 na avaliação da Capes: mestrado em Artes e doutorado em História. Todos os programas do país têm até dia 20 de outubro para entrar com recurso e recorrer da nota. Caso, após a reavaliação, os cursos permaneçam com pontuação 2, devem encerrar as atividades, de acordo com norma da Capes.
Novos planos
A Diretora de Pós-graduação da UFU tem algumas diretrizes para incentivar o desenvolvimento dos cursos. “A Propp paga as publicações dos docentes que conseguem publicações no estrato A1 de suas respectivas áreas”, explica a diretora.
Há ainda uma novidade. Em parceria com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), a Propp passou a oferecer às Unidades Acadêmicas a possibilidade de contratação de professores visitantes para atuar nos Programas de Pós-Graduação. “Professores excelentes na área tanto do Brasil quanto do exterior”, completa Ferro.