Interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 devem se inscrever até 23h59 desta quarta-feira (27). O processo deve ser realizado na Página do Participante, no site do Enem. Nesta edição, o exame se integra ao portal de acesso único do governo federal.
O término estava previsto inicialmente para o último dia 22. Mesmo com uma quantidade relevante de inscritos à época — mais de 5 milhões —, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e responsável pela aplicação das provas, decidiu dar um prazo maior para os participantes devido ao cenário da pandemia do novo Coronavírus.
O Inep anunciou duas novidades: o Enem Digital, em aplicação-piloto para 101 mil inscritos, e a utilização de programas eletrônicos para facilitar a leitura de pessoas com deficiências visuais.
A versão digital do Enem é ofertada em todos os estados e no Distrito Federal. Apenas os alunos concluintes ou que já terminaram o ensino médio e não precisam de recurso de acessibilidade puderam se inscrever e todas as vagas foram esgotadas. Os computadores para o exame serão disponibilizados nos locais de aplicação, e não será possível utilizar equipamento pessoal.
Acessibilidade
Os participantes com cegueira, surdocegueira, baixa visão e visão monocular terão mais um recurso à disposição. O leitor de tela é um aplicativo que possibilita a leitura de textos que estão na tela do computador, ao converter, por meio de voz sintetizada, tudo o que aparece escrito no monitor. O software disponibilizado será o NVDA, e o sistema, o Dosvox.
A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garantirá atendimento especializado aos participantes que necessitarem de suporte. Por enquanto, os recursos de acessibilidade são exclusivos para a prova impressa. Para facilitar a compreensão dos participantes, os atendimentos específicos (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) foram incluídos na denominação “especializado”. A solicitação deve ser realizada pela Página do Participante e o prazo termina junto ao prazo de inscrições.
Isenção
Em atendimento às medidas de restrição social decretadas em razão da pandemia da Covid-19, o MEC e o Inep vão garantir a gratuidade da taxa de inscrição para todos os participantes que preencham os requisitos descritos no edital, mesmo que sem o pedido formal. Para quem não faz parte dos perfis para a isenção, o valor da taxa de inscrição permaneceu o mesmo da edição de 2019 (R$85), que deverá ser pago até o dia 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).
Inscrições
Para quem solicitou isenção da taxa de inscrição, o acesso ao sistema do Enem é realizado com usuário e senha únicos criados no portal Gov.br. É preciso memorizar essa senha, ou anotá-la em local seguro, porque é com ela que o participante vai acompanhar todas as etapas do Enem, incluindo a consulta das notas em 2021, e todos os outros serviços eletrônicos do Gov.br. Quem não solicitou a isenção, fará a inscrição pela Página do Participante e depois terá de fazer seu cadastro no portal Gov.br, para acessar a Página do Participante e acompanhar a confirmação de sua inscrição e de suas solicitações.
Identificação
Todos os participantes precisam anexar uma foto no sistema para concluir a inscrição. A foto deve ser atual, individual, colorida e precisa mostrar bem o rosto do participante, com foco, em fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, sem usar óculos escuros e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares).
O formato do arquivo pode ser em JPG, JPEG ou PNG, com tamanho máximo de 2 megabytes (MB). Imagens em formato PDF não serão aceitas pelo sistema.
Datas
O Inep e o MEC adiaram a aplicação das provas em função do impacto da pandemia. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais. Para tanto, o Inep promoverá uma enquete direcionada aos inscritos do Enem 2020, que será realizada em junho, por meio da Página do Participante.