O trabalho desenvolvido pelo curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi reconhecido nacionalmente. Professores e estudantes conquistaram o primeiro lugar no Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), realizado neste mês em Porto Alegre-RS.
O trabalho premiado, “Roleplay como estratégia pedagógica para problematizar as linhas de cuidado integral em saúde aos adolescentes e jovens”, foi desenvolvido na disciplina Saúde Coletiva VII e tem autoria dos professores Danilo Borges Paulino e Gustavo Antonio Raimondi e dos estudantes do oitavo período Guilherme Henrique de Faria Alves, Bruna Carolina de Oliveira e Matheus Cesar Vieira de Barros.
As questões apresentadas no trabalho premiado estão diretamente relacionadas à formação médica integral e com responsabilidade social, com atuação em questões vinculadas às Políticas Públicas de Atenção à Saúde da Mulher, do Homem, do Adolescente e da População LGBT.
“A conquista reconhece nacionalmente as melhorias que o curso de Medicina da UFU tem construído com os diversos atores envolvidos, em especial desde sua reforma curricular. Muitos desafios e conquistas ainda são necessárias para o curso, mas essa premiação reconhece que avanços já foram feitos”, analisa o professor Gustavo Raimondi.
Medalha Olímpica
Além da conquista de melhor trabalho do Cobem, a UFU também foi premiada nas Olimpíadas de Simulação, uma das novidades da edição 2017. A atividade prática consistia na atuação médica em ambiente simulado. Foi uma oportunidade para os estudantes colocarem em prática as competências adquiridas durante o curso.
A equipe do curso de Medicina, composta pelos estudantes Guilherme Henrique de Faria Alves, Izza Bárbara Ribeiro Cardoso, Ana Júlia Araújo de Carvalho e Lívia Lara Teodoro, conquistou o segundo lugar.
O Congresso
O 55º Cobem foi realizado entre os dias 12 e 15 de outubro de 2017, com o tema “Formação Médica: Educação, Política e Atenção à Saúde”. O evento reuniu docentes e discentes de todas as escolas médicas no Brasil, com os principais nomes na área da Medicina e Educação Médica no país na seleção e avaliação de trabalhos.
O curso de Medicina da UFU apresentou 54 trabalhos (entre relatos de experiência e de pesquisas) nas modalidades comunicação oral e pôster.