Nada mais próprio que uma apresentação especial para os alunos das Escolas SESI, que estão, ao longo do ano, elaborando projetos relacionados e praticando boas ações, despertados pela excelente proposta disseminada por todo o Sistema SESI de Educação: a Rede SESI de Virtudes.
Dia 05/10 os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do SESI, assistiram com encantamento ao mais novo espetáculo da Cia de Dança SESIMINAS, “Cidade dos Sonhos, Recanto das Virtudes”.
A estreia para o público em geral será neste fim de semana, 7 e 8/10. Os ingressos ainda estão à venda, na bilheteria do Teatro SESIMINAS ou online:
Este espetáculo foi idealizado a partir das doze virtudes estudadas pelos alunos da Rede SESI. Durante 50 minutos, as virtudes trabalhadas, são abordados de maneira sensível, dando espaço à imaginação e sensibilizando o olhar para a cidade e as relações entre as pessoas.
Cerca de 600 alunos ocuparam o Teatro SESIMINAS, do SESI ACR, ESNASP, COMAR, CATEM, CATEM, BG e Hameleto.
Segue uma série de impressões dos alunos, educadores e empregados do Sistema FIEMG, que formaram a plateia na pré-estreia do espetáculo:
SESI COMAR
"O espetáculo foi muito bem elaborado, desde os jogos de luzes, mudando de acordo com a cena; os efeitos sonoros e o repertório foram muito bem escolhidos. Ver o Projeto Rede SESI de Virtudes se desenvolvendo me fez repensar o quanto os valores são importantes em nossas vidas e como isso foi passado de forma incrível na peça Cidade dos sonhos recanto das virtudes. Fiquei impressionado com a quantidade de textos presente na peça!
Mayron Veríssimo Santos, 9ºano B
"A apresentação foi maravilhosa, com um roteiro e uma boa representação do que as virtudes nos ensinam. De um modo descontraído e animado, com danças e músicas, o espetáculo fez com que pensássemos de uma maneira diferente sobre os valores que temos e que fazem parte do nosso dia a dia."
Tainá Alonso, 9º ano B
"Na peça, presenciamos e sentimos o que foi interpretado pelos atores. Os movimentos, toda a coreografia, o roteiro nos passaram uma mensagem muito bonita sobre os valores que devemos praticar em nosso cotidiano, principalmente na escola. Estava tudo muito perfeito!
Anna Luiza de Souza Pereira, 9º ano B
"Acho que a peça cumpriu seu objetivo apresentando as virtudes que estamos trabalhando aqui na escola desde o início do ano. Através da música e dança, esses valores nos fizeram ter uma visão ampla de como é importante convivermos bem. Fiquei hipnotizado com a qualidade da elaboração do espetáculo. Reconheço a importância do Teatro SESIMINAS nos proporcionar esses momentos."
Pedro Henrique S. dos Santos, 9ª A
"Assistir ao espetáculo Cidade dos Sonhos, Recanto das Virtudes foi uma oportunidade de ver O Projeto Rede SESI de Virtudes transformado em arte. A peça é linda, com uma conjugação de elementos que emocionam, desde a trilha sonora até a atuação do elenco. É mais uma forma de refletirmos sobre os valores que precisamos praticar, visando uma melhor convivência, com o próximo. Acredito que oportunidades como essas contribuem muito para pensarmos também o nosso jeito de ser e fazer."
Rafaela Pereira – Auxiliar Técnica
"O espetáculo Cidade dos Sonhos, Recanto das Virtudes é a mais real situação de aprendizagem que podia ter sido oferecida pelo Sistema FIEMG. A interação entre a peça e os alunos foi de completa harmonia e entendimento. Foi gratificante ouvir os alunos do COMAR comentarem sobre a simetria entre a dança e o texto, e o quanto ficaram impressionados com a composição da peça. Bela interpretação!"
Gesirléia Rodrigues, professora de Literatura
SESI ESNASP
"Sobre o espetáculo, achei encantador! Com muita leveza, simplicidade e sensibilidade, conseguiram tocar fundo e transmitir a mensagem aos nossos alunos: as virtudes como fundamento básico para as relações! Cenário lindo, profissionais bem preparados e cenas que representaram situações do dia a dia, que nos fazem refletir o quanto temos que evoluir como sociedade. Sabemos dos conceitos na ponta da língua, mas praticamos pouco. E nesse aspecto, ressalto o quão importante foi trazer esse projeto para a Rede. Quero parabenizar a Cia de Dança do SESI e a Gerência de Educação Básicapela concepção desse espetáculo. Foi mais um "tiro certo", na nossa longa jornada de formar cidadãos éticos, íntegros e sensíveis àquilo que se apregoa na busca do bem comum. Parabéns à todos!"
Danilo Antônio Costa Nogueira, gerente de Unidade SESI ESNASP
"A peça abrange, de forma colorida e musical, os maiores valores que podemos adquirir: as virtudes mostram que se colocarmos em prática esses conceitos, poderemos viver em um lugar melhor. O balé nos envolve de forma única, que nos faz não querer mais sair do teatro, e levar conosco todos os atores para assistir o espetáculo durante horas, dias, semanas. Eu não poderia sentir mais orgulho da Rede SESI, que nos faz sentir livres para expressar a arte que em nós existe. O trabalho de um ano inteiro foi fechado de forma fantástica e inexplicável. Que essa obra inspiradora possa ser mostrada ao mundo inteiro, inspirando-o também."
Bianca Riccelli – SESI ESNASP
SESI ACR
“Sinceramente? Eu não entendi quase nada, mas, mesmo assim, foi uma das melhores peças que eu já vi. Não acho que o fato de eu não ter entendido seja ruim, pois assim que é a arte. Acho que se eu tivesse entendido a experiência não seria tão boa.”
Edson Paschoal Neto, 9º Ano D
“Ao começar a peça, eu fiquei encantado, pois começamos com uma bela música nordestina e isso me fez criar altas esperanças em relação à peça. Ao final, fiquei emocionado com a trilha sonora, com a dança, com tudo. Assim, eu me senti aliviado e feliz, por causa da cena em que as personagens se ajudavam a atravessar a rua. Isso, com certeza, me ajudará a refletir. Amei!!”
Yago R. Marques, 9º ano C
“A peça foi muito importante para mostrar os ideais e as virtudes do nosso cotidiano. Através da arte da dança e da música, foram representadas ideias de gentileza, respeito, solidariedade, união, paz dentre outros, de modo que o público se envolva e reflita à respeito da humanização e da cultura. Além disso, os artistas em palco eram de excelentíssima técnica e qualidade, conseguindo demonstrar sentimentos através da expressão física, do som e das cores. Recomendo a todos que vão visitar e se divertir com esse espetáculo.”
Lucas de Oliveira Sobreira, 9º ano E
“Certa vez, me disseram que ir ao teatro iluminava a alma e enchia o coração de alegria. Eu, que nunca tinha ido ao teatro e presenciado tal magnitude, pensava que tudo isso era uma grande tolice, total perda de tempo, algo, no mínimo, entediante.
Recebi, então, um bilhete para a excursão que apreciaria a peça ‘Cidade dos sonhos, recanto das virtudes’. Eis que o espetáculo começa: uma bela dançarina, repleta de energia contagiante que, até então, eu desconhecia, desce suavemente pelas escadas a caminho do palco, a plateia estava ávida por emoção e, no momento em que as cortinas se abrem, algo mágico acontece. Todos veem o porque do show levar o nome de ‘espetáculo’. As virtudes, no decorrer da peça, foram se explanando, os elementos do cenário e a trilha sonora revelavam uma característica especial e única, algo dramático, forte e emocionante. A cada segundo e a cada gesto, o público se encantava com ternura da mensagem que o espetáculo quis demonstrar pela verdadeira importância das gloriosas virtudes. Todos deveriam ter a oportunidade de contemplar essa dádiva.”
Layla Cristina Reis, 9º ano A
“É uma peça em que a dança é predominante, o que faz tudo ser mais belo. A peça nos mostra o dia a dia das virtudes e como elas agem durante o dia, como, por exemplo, ajudar as pessoas a atravessar a rua, ajudar quando estão chorando ou engasgando, ela nos mostra o amor. Tudo isso enquanto a música continua tocando. A trilha sonora combinava perfeitamente com todos os sentimentos ou problemas que as virtudes passavam. Estou apaixonada pela peça. É uma peça encantadora e ótima para ser mostrada principalmente a alunos, já que assim se ensina a eles a serem mais generosos e honestos com todos. A combinação com música e dança me fez sentir como se estivesse no céu. Gostaria de poder assistir mais vezes.”
Mércia Teixeira de Freitas Soares dos Santos, 9º ano A
“O espetáculo ‘Cidade dos sonhos, recanto das virtudes” foi emocionante. Ele conseguiu demostrar na atuação das personagens as virtudes, compaixão, generosidade, solidariedade dentre outras. A peça foi cômica também, com leves partes de humor. A trilha sonora juntamente com as coreografias tornaram o espetáculo maravilhoso e encantador.”
Leonor Lelís, 9º ano C
“Uma peça linda, capaz de partilhar aquilo que é sensível. A confluência de linguagens que comunica artisticamente uma mensagem de paz, torna o discurso da obra forte e poderoso. Parabéns à Rede SESI por proporcionar à fração de alunos que ali estavam a oportunidade de engrandecimento em cultura e em sabedoria.”
Filipe Moreira, professor de Literatura e Produção de Texto
"A convite da GEB (Gerência de educação Básica), nós, professores e alunos da Rede SESI, tivemos o privilégio de vivenciar um grande momento: "Com poesia, leveza e uma pitada de humor", a Cia. de dança SESIMINAS nos apresentou, através da música e de um magnífico espetáculo de expressão corporal, as sublimes virtudes da alma! "Cidade dos sonhos, recanto das virtudes": emocionante, contagiante, sensibilizando-nos e levando-nos à reflexão dos verdadeiros e imprescindíveis valores que regem a vida para o rumo certo, nos grandes desafios que nos competem transpor. Muito obrigada pela oportunidade!!!
Mônica Massahud, professora
SESI Benjamin Guimarães
"Achei tudo muito lindo, a dança me fascina! O grupo conseguiu passar os valores de uma forma simples e linda! Nosso projeto consegue envolver muito os alunos, na chegada ao ônibus os alunos já estavam falando sobre o que perceberam!"
Eulisele Souza Caldeira, professora
"Adorei! Achei tudo muito colorido! Vi as virtudes da gentileza ao atravessar a rua, paciência nos atendentes ao telefone! Respeito com os mais velhos da família. Solidariedade na hora da limpeza, todos juntos!"
Rafaela, aluna
"Vi a lealdade dos casais. Enxerguei a gratidão nas famílias reunidas. Perseverança ao atravessar a rua, não desistiram, os namorados da janela. Compaixão ao velho atravessar a rua! Respeito ao professor e paciência... Justiça ao dividir o pão! Compaixão ao passar o agasalho na hora do frio! E o rap do final é muito animado!!!"
Álvaro, aluno