Na última sexta-feira (1/9), a UFU anunciou uma novidade: a universidade agora é parceira do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A parceria se deu por meio do Escritório de Assessoria Jurídica Popular (Esajup), da Faculdade de Direito (Fadir/UFU), para a implantação da Central de Conciliação Pré-Processual do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).
O Esajup assinou um termo de cooperação para criação de um polo pré-processual. Na prática, isso significa mais agilidade. "O Esajup vai realizar a conciliação entre pessoas que nos procurarem com suas questões e, se a gente conseguir conciliar, já vai diretamente para o juiz assinar, sem processo judicial", esclarece a coordenadora do Esajup, professora Neiva Flávia de Oliveira.
Na cerimônia de lançamento da parceria, nesta sexta-feira, o reitor Valder Steffen Júnior falou sobre o que ela proporciona para a cidade de Uberlândia, uma vez que o Esajup oferece assessoria jurídica gratuita, atendendo pessoas de baixa renda. "Certamente, isso vai resolver uma série de problemas e vai ajudar a população e, particularmente, a população mais carente da nossa região", aponta Steffen.