Mais do que vender produtos e um estilo de vida, os influenciadores digitais assumem hoje o papel de entreter centenas de milhares de pessoas que estão confinadas em casa desde que a pandemia do novo Coronavírus se tornou uma ameaça global.
Em tempos de quarentena, há influenciadores para todos os tipos de interesse, desde os profissionais das mídias digitais até aqueles anônimos que se dedicam apenas a mostrar suas rotinas em casa com dicas de exercícios, culinária, cuidados com as plantas, com os pets, na arrumação de casa e até da rotina dos própios filhos.
Esse é o caso de Ary Fontoura, veterano ator da Rede Globo. Aos 87 anos, confinado em casa desde o início da quarentena, uma vez que faz parte do grupo de risco para a Covid-19, Ary não deixa a preguiça tomar contar passou a compartilhar sua rotina no Instagram.
Com objetivo de manter-se em evidência, uma vez que acha que o ator tem que estar sempre em contato com o público, Fontoura passou a produzir e compartilhar conteúdos e hoje comemora 1 milhão de seguidores conquistados com sua simplicidade e simpatia.
"As pessoas sempre acham que atores são intransponíveis. Quando descobrem que você é uma pessoa comum, se surpreende. E isso é o que a gente é. Sou a pessoa simples que sou", conta Ary.
O ator já havia gravado um vídeo para a série "Vida em Casa" do G1, no início de junho, quando contou que a quarentena está fazendo as pessoas refletirem que precisam "ser melhores do que somos, mais humildes e menos arrogantes".
Para Ary Fontoura, que contracenou em novelas como "Roque Santeiro" e "A favorita", ambas da TV Globo, "a pandemia veio para nos alertar que somos pequenos demais e absolutamente iguais".
Na manhã desta quarta-feira (23), o ator deu uma entrevista ao jornal "Bom dia São Paulo" falando do sucesso que tem feito nas redes sociais durante a quarentena. Com a participação no programa, o nome do ator chegou ao topo da lista de assuntos mais comentados do Brasil no Twitter.
"Quando veio o isolamento vi que ia ter que postar fotos só aqui dentro de casa. Pensei: 'Então eu vou fotografar o meu dia a dia'. E fui fazendo, (fotos) lavando roupa, passando a ferro, fazendo comida... todos os afazeres necessários de uma pessoa que, de repente, passou a ficar sozinha. Isso acabou dando certo. As pessoas entraram e o sucesso passou a ser grande. Hoje tenho uma responsabilidade, são muitos seguidores", contou.
Apelidado de "muso da quarentena", Ary Fontoura tem aproveitado os dias de isolamento social para lavar roupa, passar ferro e até fazer receitas culinárias pra deixar qualquer chef com inveja.
Em uma de suas postagens mais recentes, ele apareceu reformando objetos domésticos e brincou: "Tudo está ficando novo, mesmo eu".
Como muitas pessoas que vivem em grandes cidades, Ary mora em um apartamento que não tem jardim nem quintal. Mas se engana quem pensa que ele não daria um jeitinho para receber vitamina D ao menos uma vez ao dia. Com bom-humor e disposição, Ary postou uma foto sua na janela do apartamento.