O polêmico e popular Bacurau (2019) precisará acomodar mais um item em sua sala de condecorações. Isso porque a Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) elegeu o drama de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles como melhor filme de 2019. A premiação – que também engloba Arquitetura, Dança, Literatura, Música, Rádio, Teatro e Televisão – homenageou ainda a atriz Fernanda Montenegro, por seu protagonismo na defesa da liberdade de expressão, representatividade e contribuição inequívocas em quatro categorias das artes contempladas pelo troféu: Cinema, Literatura, Teatro e Televisão.
Na categoria da sétima arte, os críticos Luiz Carlos Merten, Flavia Guerra, Orlando Margarido e Walter Cezar Addeo ficaram a cargo das escolhas. A cerimônia de entrega aos artistas contemplados acontecerá no Teatro Sérgio Cardoso, no dia 17 de fevereiro de 2020, ano em que a entidade realiza sua 63ª edição do tradicional prêmio.
Em novembro o filme foi eleito pelo júri oficial como melhor longa-metragem da 29ª edição do Festival de Cinema Fantástico da Universidade de Málaga (Fancine), que aconteceu no sul da Espanha.
Após levar o prêmio principal, a produção brasileira, que chegou a pleitear uma indicação para representar o Brasil no Oscar, recebeu $9 mil euros.