Foi lançado em Uberaba no Triângulo Mineiro, o Circuito Online de Patrimônios Materiais e Imateriais da cidade. O projeto da Fundação Cultural (FCU), tem como objetivo ampliar o conhecimento da população uberabense sobre os patrimônios tombados, como forma também de popularizar a cultura e o trabalho desenvolvido pela autarquia.
De acordo com a presidente da Fundação Cultural, Jaine Basílio, a ação vem ao encontro da necessidade atual.
“Mesmo sendo um projeto desenvolvido antes do surgimento do coronavírus, entendemos que tínhamos que dar continuidade, pois é o nosso dever levar a cultura não só com entretenimento e shows”, afirmou.
A chefe do Departamento de Fomento à Cultura e Patrimônio Histórico da FCU, Maria Thereza Oliveira Santos, explica que os vídeos contam um pouco da história da Cidade.
“Trazer essas informações, essas histórias de Uberaba no formato desenvolvido é uma maneira de popularizar e ampliar o conhecimento”, destacou.
Serão produzidos vários materiais com formato leve apresentando vídeos documentários sobre a história de pontos da cidade, a serem apresentados semanalmente.
O material audiovisual foi lançado no dia 05 de maio e apresentou o histórico da Igreja Santa Rita, um dos cartões postais uberabenses.
A Igreja Santa Rita, hoje Museu de Arte Sacra (MAS), foi construída na segunda metade do século XIX por iniciativa do procurador da Câmara Municipal, Cândido Justiniano da Lira Gama. Em 1939, foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Atualmente é mantida e administrada pela FCU.