O samba, agora, é Patrimônio Cultural de Belo Horizonte. A conquista será oficializada neste sábado (7), no evento “Horizontes do Samba - Patrimônio Cultural BH”, quando a prefeitura da capital mineira vai entregar o Inventário Participativo e o Dossiê de Registro do Samba. A celebração contará também com rodas de sambistas, apresentações de escolas de samba e blocos caricatos, além de um show da cantora Aline Calixto.
A programação do “Horizontes do Samba - Patrimônio Cultural BH” será inaugurada com a entrega do Inventário Participativo e Dossiê de Registro do Samba, pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte, que reconhece o Samba como Patrimônio Cultural da Cidade, por sua importância cultural e histórica.
O documento foi elaborado a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, Fundação Municipal de Cultura e Universidade Federal de Minas Gerais/Projeto República: Núcleo de Pesquisa, Documentação e Memória. O estudo foi protagonizado por mestres e mestras do samba e pelo Coletivo de Sambistas Mestre Conga, um movimento social criado em agosto de 2020 com o objetivo de organizar ações e projetos relacionados ao samba de Minas Gerais.
Bernardo Correia, Presidente da Fundação Municipal de Cultura, destaca que a produção do inventário contou com a participação de grupos e coletivos culturais que têm forte envolvimento com o samba na cidade. “O Inventário do Samba de Belo Horizonte foi construído de maneira colaborativa. Foi um estudo conduzido pelo Poder Público e protagonizado por mestres e mestras do samba da cidade, além do Coletivo de Sambistas Mestre Conga. Exaltar esta arte é fundamental para reforçarmos que a cultura afro-brasileira está presente na nossa identidade”, ressalta.
Serviço
O quê. “Horizontes do Samba - Patrimônio Cultural BH”
Quando. Sábado (7), das 11h às 22h
Onde. Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira/ CRESAN Mercado da Lagoinha (Av. Pres. Antônio Carlos, 821, Lagoinha).
Quanto. Gratuito, sem a necessidade da retirada de ingressos.
Programação
11h – Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município para análise do dossiê de Registro e deliberação do Samba como Patrimônio da Cidade.
16h30 – Escola de Samba Unidos dos Guaranys encontra Escola de Samba Cidade Jardim e Blocos caricatos Leões da Lagoinha e Estivadores do Hawaí. Participação especial da Monarquia do Samba.
17h30 – Samba da Calixto encontra Fran Januário e bloco Orisamba.
Fonte: https://www.otempo.com.br