O processo de reinvenção pelo qual tantos vêm passando durante a pandemia do novo Coronavírus atingiu em cheio o chef belorizontino Leo Paixão, de 39 anos. Durante dois meses, ele manteve suas três casas em Belo Horizonte – o restaurante Glouton, o bar Nicolau e o Nico Sanduíches – fechadas, sem nenhum serviço de delivery.
Aos poucos, a cozinha do mais comentado chef mineiro da atualidade começou a “sair da casinha” e ganhou a telinha. Leo Paixão passou a realizar lives frequentes, via Instagram, ensinando pratos caseiros que viraram mania entre cozinheiros da quarentena, neófitos ou não. E sem economizar sua “alquimia gastronômica”, ele compartilhou recentemente a receita do seu pão de queijo.
Com a visibilidade que a participação no reality Mestres do Sabor da TV Globo – cuja segunda temporada termina em 23 de julho – lhe conferiu, ele agregou 500 mil novos seguidores nesse período.
Outro “passo para fora” do chef foi quando reabriu o Glouton, há algumas semanas, para o projeto semanal "Cozinhando com Paixão". Todo sábado, a partir das 20h, ele promove uma live para 400 pessoas. Antes das transmissões são comercializados kits de jantar completo com pratos embalados, prontos para ser finalizados, durante a live, na qual o chef e a audiência cozinham juntos, cada qual de sua casa.
Já que a receita do Pão de Queijo foi compartilhada sem kit, vamos a ela.
Ingredientes:
- 1 xícara de queijo ralado meia cura;
- 1 xícara de polvilho azedo;
- 1 xícara de creme de leite;
- Sal a gosto;
Modo de preparo:
- Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes. O queijo tem que ser ralado grosso para que derreta ao assar.
- Unte uma assadeira com azeite e farinha de trigo.
- Com a ajuda de duas colheres, faça as bolinhas. Elas não precisam ser uniformes.
- Leve ao forno preaquecido de 180ºC a 200ºC e asse por, mais ou menos, 20 minutos.
- Retire do forno e sirva com um bom café preto e uma geleia de sua preferência.
Dica do chef: o creme de leite tem que ser o de caixinha, o fresco não funciona para essa receita. Você também pode fazer com creme de leite e queijo sem lactose, também fica uma delícia.
Sobre Leo Paixão
Jurado do reality Mestres do Sabor, Leo Paixão é considerado membro do seleto grupo da “Jovem Gastronomia Mineira”. Formado em medicina pela UFMG, logo que se graduou, juntou as malas e a esposa e foi para Paris estudar gastronomia. Fez o curso na Escola Ferrandi e de lá seguiu em vários estágios em restaurantes estrelados, Joel Robuchon, Pierre Gagnaire, Nicholas Magie. De volta ao Brasil deu uma consultoria de quase dois anos no Taste Vin, mudando radicalmente os processos e incluindo novos pratos, o que resultou em diversas premiações.
Autor da cozinha contemporânea, Leo Paixão acredita que a gastronomia é muito mais que a técnica utilizada. Para ele, gastronomia é hoje o reflexo da natureza de onde você cozinha.
As readequações impostas pela pandemia trouxeram um novo senso de gastronomia para Paixão, voltado para a cozinha familiar e "mais acessível".