Inicialmente marcada para o período de 25 a 27 de setembro, e devido a pandemia com previsão para acontecer em novembro, o L’Etape Brasil by Tour de France, em Campos do Jordão, sofreu mais uma alteração da data por conta do segundo turno das eleições no país. Assim, tradicional e maior prova de ciclismo amador do País prova será disputada entre os dias 4 e 6 de dezembro. Segundo os organizadores, a expectativa é de que aproximadamente 2.000 pessoas participem do evento ciclístico.
Em 2019 participaram do evento 2.400 ciclistas de todos os estados do Brasil e de outros países como Alemanha, Austrália, França e Estados Unidos.
“Atendemos às exigências das autoridades. Essa nova mudança se adequa à obrigatoriedade de todo brasileiro em votar, já que temos ciclistas dos 27 estados da Federação. Em função da Covid-19 vamos aplicar todo protocolo vigente durante o fim de semana de prova”, disse Bruno Prada organizador do L’Étape Brasil by Tour de France.
Segundo Bruno Prada, organizador do L’Étape Brasil by Tour de France, a mudança também foi pautada na preparação dos atletas, que está impactada pela pandemia.
Mais de 30 mil pessoas, entre residentes, atletas, familiares, parceiros, staff e patrocinadores participam do L’Étape Brasil no seu fim de semana de prova.
O L’Étape Brasil chega à sua sexta edição em 2020 e mantém estrutura de grandes competições internacionais, com segurança dentro e fora da estrada, postos de apoio no percurso e um Village com atrações e exposições de marca.
A PROVA EM CAMPOS.
O L'Étape tem o percurso principal com 107 quilômetros de distância e 2.330 metros de altimetria acumulada, o equivalente a subir um prédio residencial de 770 andares. A versão mais curta tem 66 quilômetros.
Grandes nomes do esporte, como o técnico de vôlei, Bernardinho, o campeão olímpico Nalbert e o piloto Ricardo Maurício da Stock Car, participaram do Tour de France.
O título de 2019 do L'Étape Brasil ficou mais uma vez com o ciclista Otávio Bulgarelli, com a marca de 3h07min02s20. O resultado foi definido praticamente no photo-finish, na disputa com Ricardo Pichetta, segundo colocado, colado na linha de chegada.
No feminino, a alemã Nadine Gill não deu chances às adversárias e completou o percurso de 107 quilômetros em 3h15min36, com mais de 15 minutos na frente segunda colocada (Taise Benato). A ciclista amadora também foi bicampeã consecutiva da prova.