O ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, discutiu o processo de definição da nova diretoria da Agência Nacional do Cinema (Ancine) durante reunião realizada no início da tarde desta terça-feira (29), em Brasília. A audiência, que contou com a participação dos atuais diretores da agência, Débora Ivanov e Roberto Lima, e dos indicados para a direção, Alex Braga, Christian de Castro e Fernanda Farah, tratou também de reformulações em normas e regras do setor. Também participaram do encontro a secretária-executiva do Ministério da Cultura (MinC), Mariana Ribas, o secretário do Audiovisual, João Batista Silva.
Na avaliação de Sá Leitão, é necessário que o MinC e a Ancine trabalhem em conjunto na reformulação do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). "O FSA é um importante mecanismo de fomento, que tem potencial para apresentar resultados ainda melhores do que os atuais", destacou.
Para o ministro, outras normas que regem o setor do audiovisual precisam ser revistas, entre as quais está um conjunto de instruções normativas da Ancine. "Atualmente, temos uma série de normas que, muitas vezes, se sobrepõem umas às outras e isso acaba gerando dificuldade de entendimento para quem depende delas", ponderou.
No encontro, o ministro defendeu ainda uma maior aproximação entre a Ancine e a Secretaria do Audiovisual (SAv) do MinC no desenvolvimento de ações e na modernização de normas do setor audiovisual. "Nosso intuito é trabalhar para construir uma relação de cooperação cada dia mais significativa entre a Ancine a SAv. A complementaridade dos trabalhos de ambos irá assegurar o enfrentamento de novos desafios que serão colocados neste segundo semestre do ano e ao longo de 2018", destacou.