O Miss Universe Minas Gerais 2025 será apenas no próximo ano, mas as representantes de cidades do estado já estão sendo definidas. Em Juiz de Fora, a estudante de biomedicina Giovana Silveira Rufato, de 24 anos, é quem competirá pelo título.
Giovana, que ficou em segundo lugar no Miss Juiz de Fora 2024, foi aclamada por Daniela Oliveira, atual coordenadora do município. Uma curiosidade é que a cidade mineira, que fica na Zona da Mata, é a que mais coroou Misses Brasil. Sendo elas: Natália Guimarães (2007) e Júlia Horta (2019).
Giovana conta que tomou a decisão de participar de concursos de beleza no ano passado.
"Em 2023 eu estava passando por uma fase difícil em minha vida, com muitas dúvidas profissionais e um dia vi no Instagram o anúncio do Miss Universe Juiz de Fora e na mesma hora pensei em me inscrever, mas confesso que no início de minha participação eu não acreditava no meu potencial, eu queria participar para me lançar em algo novo na minha vida, algo que me tirasse da minha zona de conforto”.
No entanto, ela se surpreendeu. “Acabei descobrindo um grande sonho, e a minha grande paixão: estar nos palcos desfilando, discursando e inspirando mulheres a conquistarem seus sonhos. Dessa forma, iniciei a caminhada e descobri o meu lugar no mundo Miss, lugar esse que enche meus olhos de lágrimas e que me orgulha todos os dias”.
Hoje em dia, os concursos avaliam mais do que beleza estética e, por isso, Giovana revela estar em uma “intensa” preparação, que inclui também cuidados com a saúde mental.
“A minha preparação para o concurso está intensa, com uma rotina diária de estudos, mentorias de oratória com Júlia Horta e de inglês, para que eu consiga chegar no Miss Universe Minas Gerais em 2025 muito bem preparada e entregar o meu melhor desempenho, não só no concurso estadual, mas também quero já estar apta a participar e ganhar o Miss Universe Brasil”.
Giovana explica que tem um sonho: “Eu amo animais, sou completamente apaixonada por eles, e um dos meus grandes sonhos de vida é conseguir criar um abrigo para animais em situação de rua”.
Se inspira em Júlia Horta e Júlia Gama
A Miss Universe Juiz de Fora 2025 se inspira em duas misses, sendo elas, Júlia Horta e Júlia Gama, gaúcha que ficou em segundo lugar no Miss Universe 2020.
Giovana esclarece: “foram minhas grandes motivadoras, por terem chegado ao Miss Universo com maestria, de forma impecável, desde o início do evento até o final. Além disso, admiro a história dessas mulheres incríveis, a dedicação e tudo o que elas construíram no mundo Miss e fora dele”.
Mudança de regras
A mineira opina também sobre a mudança de regras do Miss Universe, que desde 2023 permite que mães e mulheres casadas participem e, desde 2024, candidatas com idades acima de 28 anos.
“Fico muito feliz com essa mudança nas regras do concurso, acredito que todas as mulheres devem ter oportunidades iguais, independentemente de sua idade, de serem mães ou casadas”, justifica.
“Eu Giovana sou extremamente grata por estar realizando o meu sonho de estar no Miss Universe, e acho que essa alegria deva poder ser vivida por qualquer mulher, pois todas são igualmente maravilhosas e importantes”, encerra.
O Miss Universe Minas Gerais 2025 será realizado no próximo ano, em Belo Horizonte, em data ainda a ser definida. A campeã irá suceder Tatiana Gonçalves, primeira mãe eleita representante do estado, que ficou no TOP 7 do Miss Universe Brasil 2024.
Fonte: https://www.itatiaia.com.br