Olhos bem abertos para o patrimônio, foco na sensibilidade e asas da imaginação para valorizar ainda mais a capital mineira.
Com o objetivo de celebrar os 120 da igreja mostrando sua imprtância no cenário urbano de BH, foi lançado na capital mineira o concurso fotográfico Paróquia São José : 120 anos de um Belo Horizonte. O Concurso irá premiar no dia 19 de março as melhores fotos da construção.
A Paróquia São José foi criada em 27 de janeiro de 1900 por Dom Silvério Gomes Pimenta, e entregue aos Missionários Redentoristas para o seu cuidado pastoral.
A pedra fundamental da igreja foi lançada em 20 de abril de 1902, começando a ser utilizada como Matriz em 19 de março de 1904.
Em 1910 foi construída a escadaria principal e entre os anos de 1911 e 1912 realizou-se a pintura de seu interior.
O projeto arquitetônico do templo, em estilo neomanuelino e influência neogótica, foi elaborado por Edgard Nascentes Coelho e as obras foram dirigidas pelo irmão redentorista holandês Gregório Mulders.
O interior é deslumbrante
O interior do templo possui iluminação moderada, proveniente da sequência de vitrais coloridos, cuja composição apresenta ornatos geométricos nas guarnições e estrelas, ou flores, no coroamento.
A ornamentação pictórica da igreja foi executada pelo pintor alemão Guilherme Schumacher, utilizando o método de moldes.
Em oito quadros, junto ao forro da nave central, é retratada a vida de São José, desde o seu compromisso com Maria, até a sua morte, passando pelo nascimento de Jesus Cristo, a apresentação no templo, a fuga para o Egito, o encontro de Jesus no templo e a sua profissão de carpinteiro.