Como na semana passada, mais uma edição do UFC será realizada em Las Vegas. Desta vez, a Amanda “Leoa” Nunes será a protagonista do evento ao defender o cinturão dos pesos penas, pela primeira vez, contra Felicia Spencer. Ela também é a campeã na categoria galo e hoje poderá se tornar a única atleta na história, independente do gênero, a defender dois títulos com sucesso, sendo a detentora de ambos, em duas divisões diferentes.
Contra Felicia, Amanda fará a sua segunda luta no peso-pena. A primeira foi em 2018, quando conquistou o cinturão ao vencer a compatriota Cris Cyborg por nocaute aos 51 segundos do primeiro round. As lutadoras partiram para a trocação franca e a Leoa mostrou a potência e a precisão dos seus socos. Confira!
Amanda possui o cinturão dos galos desde 2016, quando finalizou Miesha Tate ainda no primeiro round e se tornou a primeira brasileira a ser campeã do UFC. Depois disso, ela defendeu o cinturão da categoria cinco vezes, enfrentando adversárias de alto nível: Ronda Rousey, Valentina Shevchenko, Raquel Pennington, Holly Holm e Germaine de Randamie.
Em todo o seu cartel no MMA, Amanda tem 19 vitórias e quatro derrotas. Entre os triunfos, 13 foram por nocaute, três por finalização e três foram por decisão dos árbitros. O seu último revés foi para Cat Zingano, em 2014, por nocaute técnico.
Desafiante de hoje, a canadense Felicia Spencer é ex-campeã do peso-pena no evento Invicta FC. Possui oito vitórias e uma derrota em seu histórico como lutadora, sendo quatro triunfos por finalização, dois por nocaute e em duas vezes foram os árbitros que decidiram. O único revés da Spencer foi justamente contra a Cris Cyborg em julho de 2019 por decisão unânime.
Outros brasileiros em ação
No co-main event, a segunda luta em importância da noite, Raphael Assunção, quinto colocado na categoria peso-galo, enfrenta o americano Cody Garbrandt, nono do ranking. Ambos os lutadores vêm de derrotas seguidas no UFC. O brasileiro não teve um bom ano de 2019, perdendo para Marlon Moraes e Cory Sandhagen. O seu adversário está a três confrontos sem vencer, sendo superado em duas oportunidades por TJ Dillashaw e uma para Pedro Munhoz.
Encarada entre Raphael, a esquerda, e Cody. Os dois pesaram 61,6 kg. Foto: Getty Images.
Antes da fase ruim, Raphael somava 11 vitórias e apenas um revés de 2011 a 2018. Em todo o seu cartel no MMA, são 27 triunfos e sete derrotas. Já Cody havia conquistado 11 vitórias antes das três perdas recentes, totalizando um cartel de 11-3.
No card preliminar, a terceira luta do evento tem Jussier “Formiga” como outro brasileiro que busca a reabilitação no Ultimate. O quarto colocado no ranking mosca vem de duas derrotas seguidas, para Brandon Moreno e Joseph Benavidez, e agora enfrenta Alex Perez, nono na lista. O americano tem cinco vitórias e apenas uma derrota no UFC, justamente para Benavidez.
Jussier, com a máscara do Brasil, e Perez pesaram 57,1 kg. Foto: Getty Images.
Jussier tem um cartel com 23 vitórias, sendo 10 por finalização e 13 por decisão dos árbitros, e sete derrotas. Perez tem a mesma quantidade de triunfos e cinco reveses.
Na luta que abre o UFC em Las Vegas, Herbert Burns enfrenta o americano Evan Dunham por um peso casado (68 kg). O brasileiro é irmão do Gilbert “Durinho”, estrela do evento da semana passada ao vencer Tyron Woodley.
Herbert também utilizou uma máscara do Brasil. Ele e Evan pesaram 67,8 kg. Foto: Getty Images.
Herbert faz a sua segunda luta na organização. A primeira foi em janeiro deste ano quando venceu Nate Landwehr por nocaute com uma joelhada. Mas, a especialidade do lutador é o jiu-jitsu. Das 10 vitórias em seu histórico, sete foram por finalização. As duas derrotas que teve foram na decisão pelos árbitros. Já Evan Dunham vem de duas derrotas seguidas e um empate, totalizando um cartel com 18-1-8.
O canal Combate transmite todo o evento a partir das 19h45, horário oficial de Brasília. O SporTV 2 e o site combate.com transmitem apenas as duas primeiras lutas do card preliminar.
CARD PRINCIPAL
Peso-pena: Amanda Nunes x Felicia Spencer
Peso-galo: Raphael Assunção x Cody Garbrandt
Peso-galo: Aljamain Sterling x Cory Sandhagen
Peso-meio-médio: Neil Magny x Anthony Rocco Martin
Peso-galo: Eddie Wineland x Sean O'Malley
CARD PRELIMINAR
Peso-pena: Alex Caceres x Chase Hooper
Peso-médio: Ian Heinisch x Gerald Meerschaert
Peso-pena: Cody Stamann x Brian Kelleher
Peso-médio: Charles Byrd x Maki Pitolo
Peso-mosca: Jussier Formiga x Alex Perez
Peso-meio-pesado: Alonzo Menifield x Devin Clark
Peso-casado (até 68kg): Herbert Burns x Evan Dunham