Quando Chelsea e Manchester City entraram em campo hoje, todas as atenções dos torcedores do Liverpool estavam voltadas para esta partida. Isso porque um empate ou uma vitória do time comandado por Frankie Lampard já daria o título para os Reds. E foi isso que aconteceu!
O Chelsea venceu por 2 a 1 e consolidou a distância de 23 pontos do Liverpool para o Manchester City. Como restam sete rodadas para o fim do campeonato, essa vantagem não pode mais ser alcançada.
Com isso, o Liverpool conquistou o seu 19º título da liga inglesa, o primeiro na era da Premier League, que foi iniciada em 1992. O Manchester United, com 20 troféus, é o recordista do Campeonato Inglês.
A última taça erguida pelo Liverpool na liga nacional havia sido na temporada 1989/1990. Na ocasião, somou 79 pontos após os 38 jogos, contabilizando 23 vitórias, 10 empates e cinco derrotas. Foram nove pontos de vantagem para o Aston Villa. Marcou 78 gols e sofreu 37.
Muitos jogadores foram importantes para a conquista de 1990 e entraram de vez na história do Liverpool. Kenny Dalglish, por exemplo, ocupava as funções de treinador e jogador do time; Ian Rush, maior artilheiro da história do clube com 346 gols, marcou 18 tentos naquele campeonato e Josh Barnes foi o vice-artilheiro da competição com 22 gols.
30 anos depois, o Liverpool de Jurgen Klopp somou 86 pontos em 31 jogos disputados até aqui, com 28 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Foram marcados 70 gols e sofridos 21. Entre outros jogadores, nomes como Alisson, Alexander-Arnold, Robertson, Van Dijk, Fabinho, Milner, Henderson, Salah, Mané e Firmino também ficam registrados na história do clube.