O Atlético planeja o elenco para 2025 e terá que definir a situação dos jogadores em fim de contrato. No grupo atual, cinco atletas terão o vinculo encerrado com o clube no dia 31 de dezembro. O lateral Mariano é o único que se despediu do clube, mas outros nomes também não deverão permanecer.
O lateral Mariano encerrou a segunda passagem com a camisa do Atlético no último domingo (8), na vitória sobre o Athletico-PR, que garantiu a permanência do Galo na Série A. Logo após o jogo, ele confirmou que não permanecerá no clube.
"Felizmente ou infelizmente, ciclos se encerram. Não queria passar aqui para não me emocionar. O que eu tenho pelo Atlético é respeito e gratidão. Foi o clube que eu mais conquistei títulos e o que eu fiquei mais tempo na carreira. Só tenho o que agradecer, por tudo o que eu vivi aqui em Belo Horizonte, em Minas Gerais. Os mineiros são pessoas de outro mundo. Se encerra um ciclo no Atlético e saio de cabeça erguida. Deixei muitos amigos, agora é bola pra frente", disse em zona mista.
Vargas chegou ao Atlético em 2020. Desde então foram 166 jogos com a camisa alvinegra, com 33 gols e 15 assistências. O chileno venceu o Campeonato Brasileiro (2021), a Copa do Brasil (2021), a Supercopa (2022) e quatro edições do Campeonato Mineiro (2021, 2022, 2023 e 2024).
O atacante Alan Kardec é outro que deixará o Galo. O Atlético anunciou, em junho de 2022, a contratação do atacante de 35 anos. No Galo ele sofreu com muitas lesões e não conseguiu repetir o mesmo sucesso que teve em outros clubes. Foram apenas quatro gols em 53 jogos.