Nem Haaland, Nem Lewandowski: o artilheiro da partida entre Borussia Dortmund e Bayern de Munique foi Joshua Kimmich. Os bávaros venceram por 1 a 0 e o volante marcou um golaço para garantir o resultado para o seu time. Agora sete pontos separam as duas equipes na ponta da tabela faltando seis rodadas a serem disputadas.
Escalações
Entre as escalações, vale destacar a formação com três zagueiros montada pelo Lucien Favre. O técnico do Borussia dá mais liberdade para que o Hakimi e o Guerreiro subam para a linha dos meio-campistas e ajudem na construção das jogadas. No momento defensivo, eles recuam para marcar e jogam como laterais. A estratégia vem resultando em gols dos alas: Guerreiro já marcou duas vezes após a paralisação e o Hakimi fez um.
Primeiro tempo
As expectativas para um grande jogo foram cumpridas já nos 45 minutos iniciais. Tanto o Borussia quanto o Bayern tiveram chances reais para marcar. Os aurinegros começaram a partida melhor, com o Boateng tirando a bola em cima da linha após o chute do Haaland aos 30 segundos. O Dortmund continuou pressionando com uma finalização de Brandt e teve um gol bem anulado.
O Bayern melhorou na partida e começou a encontrar espaço a partir dos dez minutos, quando Lewandowski finalizou a gol, sem tanto perigo, para a defesa de Bürki. Depois foi a vez de Kimmich alçar uma bola na área para Müller, mas ele não chegou a tempo para cabecear. A melhor chance do time bávaro aconteceu aos 18 minutos com Gnabry. Dentro da área, o alemão recebeu de Coman e chutou a gol. A bola passou pelo goleiro adversário, mas Piszczek também tirou em cima da linha.
Aos 23, foi a vez de Coman chutar a gol para a defesa de Bürki. A partir de então, a partida ficou bem equilibrada, sem grandes chances para nenhum lado. Os times estavam com uma marcação forte e pressionavam a saída de bola adversária.
Já na reta final do primeiro tempo, o Bayern tomou o controle e ofereceu perigo com um chute de fora da área de Goretzka, obrigando o Bürki a fazer mais uma defesa. Aos 42, o time bávaro continuou em cima e estava tentando furar a defesa rival com passes rápidos. A bola foi para Kimmich e, com uma finalização de muita classe, ele chutou por cobertura para marcar um golaço. Clique aqui para assistir o gol!
Momento em que a bola encobriu Bürki. Foto: Reprodução/Bayern de Munique.
Segundo tempo
Na etapa complementar, o Borussia foi para o tudo ou nada. Voltou a campo com as entradas de Sancho, no lugar de Brandt, e de Can na vaga de Delaney.
Com Sancho, a equipe ganhou em velocidade e infiltração. O inglês vem sendo muito importante durante toda a temporada, marcando 14 gols e dando 16 assistências na Bundesliga. Porém, voltando de lesão, não foi titular. Já com a entrada de Can, Dahoud teve mais liberdade para atacar e a primeira chance de gol no segundo tempo foi dele aos 3 minutos.
Aos 8, Goretzka voltou a levar perigo para Bürki. Já aos 13, foi a vez do Haaland chutar a gol. Boateng se jogou no chão para impedir a finalização e o lance gerou polêmica, pois o zagueiro afastou a bola com o braço. Na interpretação do árbitro, lance normal. Na minha opinião, o pênalti deveria ter sido marcado porque o alemão fez o movimento, propositalmente, com o cotovelo.
O Dortmund voltou a oferecer perigo com uma falta cobrada por Guerreiro e depois com Dahoud em um chute de fora da área. A bola fez muita curva e obrigou Neuer a fazer uma boa defesa. Os aurinegros tentavam, porém não tiveram grande efetividade. Aos 37, Lewandowski teve a oportunidade de deixar o seu gol, mas a bola carimbou a trave no que foi a última chance real da partida.
Próximos jogos
Em casa, o Bayern volta a campo no sábado (30) para enfrentar o Fortuna Düsseldorf às 13h30. Já o Dortmund joga contra o Paderborn, fora de casa, no domingo (31) às 13h.
E aí, você já considera o Bayern como o grande campeão da temporada? Na publicação anterior sobre a Bundesliga, o leitor Wilmar Antônio Vieira acertou em cheio o placar do clássico. Parabéns e continue interagindo com o Hora Minas!