112 dias depois do que estava previsto, a temporada que marca os 70 anos de história da Fórmula 1 começou hoje. Diferentemente das vinte e duas etapas que estavam marcadas para 2020, atualmente apenas oito Grandes Prêmios estão confirmados para este ano.
O circuito de hoje foi realizado em Spielberg, na Áustria, e contou com uma punição ao Hamilton antes do início da prova. O inglês perdeu três posições no grid, por não reduzir a velocidade em um trecho com bandeira amarela, e largou em 5º.
Com isso, Verstappen subiu uma posição e largou em 2º. O holandês começou bem a prova, com pneus médios contra os macios do Bottas, o pole position, porém o seu carro teve uma pane geral na 11ª volta, obrigando o piloto a abandonar. Hamilton já vinha com bons tempos e aproveitou a ausência do Verstappen para assumir o 2º lugar.
Com muita corrida pela frente, Hamilton começava a busca para alcançar o Bottas, seu companheiro de Mercedes. Enquanto isso, Ricciardo, Stroll e Magnussen também abandonaram a prova.
O Safety Car foi acionado na volta 27 por causa da escapada do Magnussen. Com isso, os pilotos foram para os boxes e colocaram pneus duros. A distância entre Bottas e Hamilton, que era de aproximadamente cinco segundos, foi igualada.
Com a corrida reiniciada, Vettel acabou se chocando com o Sainz e foi o campeão mundial que levou a pior, rodando a Ferrari. Bottas e Hamilton continuavam a disputa pela 1ª posição, com os pilotos fazendo as voltas mais rápidas do circuito.
Na volta 40, a Mercedes disse aos seus pilotos, pelo rádio, que os dois carros estavam com problemas no sensor da caixa de câmbio. A diferença entre Bottas e Hamilton começava a aumentar quando o Safety Car precisou ser acionado novamente por causa da roda dianteira direita de Räikkönen que se soltou do carro.
No reinício da prova, Albon foi para cima do Hamilton, mas um contato entre os carros fez com que o tailandês caísse para a 13ª posição. Leclerc retomou a corrida muito bem, fazendo a volta mais rápida e conseguindo ultrapassar o Perez.
Hamilton foi punido com o acréscimo de cinco segundos no seu tempo final por ser considerado o causador do incidente com Albon. Como ele terminou em 2º, acabou caindo para a 4ª posição. Bottas foi o vencedor do primeiro Grande Prêmio da temporada, com Leclerc e Norris fechando o pódio em uma corrida marcada por muitos abandonos.
A próxima prova está marcada para o domingo, dia 12, e será realizada no mesmo circuito na Áustria. Devem acontecer algumas “rodadas duplas” no calendário para a Fórmula 1 em 2020.