O atacante Marcelo Moreno, do Cruzeiro e da Seleção Boliviana, virou alvo de processo disciplinar da Conmebol por fazer duras críticas à entidade pela realização da Copa América no Brasil. Em postagem no Instagram, nesta terça-feira, o jogador reproduziu uma notícia que relatava 52 casos de COVID-19 nas delegações do torneio.
Moreno escreveu: 'Obrigado a vocês da Conmebol por isso. A culpa é totalmente de vocês! Se uma pessoa morrer, o que vocês vão fazer? O que importa é somente o dinheiro, a vida do jogador não vale nada?”, indagou o atacante.
Segundo a Unidade Disciplinar da Conmebol, Marcelo Moreno supostamente infringiu os artigos 12.1 e 12.2 do Código Disciplinar da Conmebol. Um item chama atenção: ‘Insultar de qualquer maneira ou por qualquer meio a Conmebol, suas autoridades e oficiais”.
Ao saber do processo disciplinar, Marcelo Moreno apagou a postagem em sua conta no Instagram.
O jogador terá até as 18h de quinta-feira (17) para apresentar sua defesa. A crítica de Marcelo Moreno se deve à decisão da Conmebol de realizar a Copa América no Brasil após as desistências de Colômbia e Argentina, antigas sedes.
O evento recebeu o apoio do presidente Jair Bolsonaro e do presidente da CBF, Rogério Caboclo - posteriormente afastado por denúncia de assédio sexual. Apesar de todas as medidas sanitárias prometidas pela Conmebol e pelo governo brasileiro, novos casos de COVID-19 nas delegações são registrados diariamente. No total, já são 52 desde o início da competição.