Time celeste acumulou sua quinta partida sem vitória na Série A, e a quarta sob o comando de Fernando Diniz.
A Data Fifa, que fez o recém-chegado Fernando Diniz ter duas semanas de trabalho sem jogos com o elenco, não parece ter surtido grandes efeitos no Cruzeiro. Atuando no Mineirão na noite desta sexta-feira (18/10), o time empatou por 1 a 1 com o Bahia, adversário direto no Brasileirão, e perdeu nova chance de retornar ao grupo dos seis primeiros.
Após um primeiro tempo pouco produtivo, a Raposa conseguiu abrir o placar no início do segundo, com Gabriel Veron, agraciado por boa jogada de Matheus Pereira, que acabou de servir à seleção brasileira. No entanto, quando o jogo se encaminhava para o final, o time sofreu o empate.
Com esse resultado, o clube estrelado deixou escapar a oportunidade de ultrapassar o próprio Esquadrão de Aço na tabela, que fica com a 6ª posição e 46 pontos. Já a Raposa é a 8ª, com 44, fora da zona de classificação para a Copa Libertadores.
O jogo
Diferentemente de outros jogos como mandante, o Cruzeiro não conseguiu se sobressair aos visitantes no início, especialmente com relação ao controle do jogo. A Raposa atacava e tinha algumas chances de perigo, mas o Esquadrão também queria jogo e ofereceu perigo.
Sem uma só forma de buscar o gol, o Cruzeiro ia ao ataque do jeito que dava, enquanto o Bahia se aproveitava das jogadas de velocidade, principalmente. Baianos chegaram a balançar as redes após boa jogada de Everton Ribeiro, mas lance estava irregular.
Aparentemente, o elenco celeste veio do vestiário pior. Isso ficou claro na pressão do Bahia no início do segundo tempo e um lance de desatenção da defesa numa saída de bola, que culminou em uma boa defesa de Cássio. Mas tudo mudou aos 15 minutos.
Em boa jogada de Matheus Pereira pelo meio, ele deu um belo passe, por cima, para Gabriel Veron, que entrava na área e bateu na saída do goleiro. A árbitra assistente deu impedimento, mas o VAR interferiu e validou.
Curiosamente, o contrário aconteceu alguns minutos depois, quando Kaio Jorge balançou as redes, mas o árbitro de vídeo deu impedimento.
Quando o resultado parecia estar controlado, a coisa desandou. Aos 36 minutos, Ademir arrancou pelo lado direito e cruzou para a área, onde encontrou Lucho Rodríguez, que chegava em velocidade e bateu no alto, sem chances para o arqueiro celeste.
Futuro
Agora, o Cruzeiro volta suas atenções para a Copa Sul-Americana, cuja vaga na grande final começa a ser decidida na próxima semana. Na quarta-feira (23/10), às 19h, o time pega o Lanús, no Mineirão, pela ida da semifinal.
Já pelo Brasileirão, a próxima partida será diante do Athletico, que acontecerá antes da volta do torneio internacional, na Argentina. A equipe mineira enfrentará o Furacão no dia 26, sábado, às 18h30, em Curitiba.
Ficha técnica
O quê: Cruzeiro 1 × 1 Bahia
Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Quando: sexta-feira, 18 de outubro de 2024, às 21h30 (de Brasília)
Onde: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Cruzeiro: Cássio; William, João Marcelo, Lucas Villalba e Marlon; Walace (Fabrizio Peralta), Lucas Romero e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Mateus Vital), Álvaro Barreal (Jhosefer) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba (Iago); Jean Lucas, Cauly (Ademir) e Everton Ribeiro; Biel (Rafael Ratão), Thaciano (Carlos de Pena) e Everaldo (Luciano Rodríguez) Técnico: Rogério Ceni
Arbitragem: Flávio Rodrigues de Souza (SP); Fabrini Bevilaqua Costa (SP) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE). VAR: Adriano de Assis Miranda (SP)
Gols: Veron, aos 15' do 2ºT (CRU); Rodríguez, aos 36' do 2ºT (BAH)
Cartões amarelos: Pereira (CRU); Ribeiro e Juba (BAH)
Público: 34.473
Renda: R$ 1.197.697,60
Fonte:https://www.em.com.br