O Cruzeiro entra em campo nesta quarta-feira (23) para o jogo mais importante do clube na temporada até aqui. O time celeste enfrenta o Lanús, às 19h (de Brasília), no Mineirão, na ida das semifinais da Sul-Americana.
Diferentemente do que aconteceu nas oitavas e nas quartas de final da competição, quando “decidiu sua vida” em casa, agora a equipe celeste abre o confronto em Belo Horizonte. A definição de um dos finalistas acontecerá no dia 30 de outubro, no estádio La Fortaleza, em Lanús, cidade da província de Buenos Aires, na Argentina.
Cruzeiro e Lanús, ambos à sua maneira, depositam suas fichas na Sul-Americana. A equipe brasileira ocupa a primeira metade da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Com 44 pontos, luta para, quem sabe, alcançar o grupo que garante vaga na Copa Libertadores de 2025.
Já os argentinos abriram mão do campeonato local em prol do torneio internacional. O Lanús faz campanha ruim no Argentino, com a 22ª posição, somando 20 pontos em 18 jogos. O aproveitamento é de 37,03%.
O Cruzeiro
O técnico Fernando Diniz fez mistério nos dias que antecederam ao jogo. O Cruzeiro não divulgou nenhuma informação sobre treinos ou condição de jogadores. Nem mesmo fotos dos trabalhos na Toca da Raposa II foram publicadas pelo clube, tudo pela importância do confronto com o Lanús.
Sem a atualização costumeira do Cruzeiro, fica a dúvida sobre a situação do goleiro Cássio. O camisa 1 reclamou de dor na perna direita após o empate em 1 a 1 com o Bahia, na 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Essa dor ainda é oriunda do edema sofrido pelo atleta, conforme o clube celeste divulgou recentemente.
Outro caso que também não fica esclarecido é o de Lautaro Díaz. O atacante ficou nos últimos dias sob os cuidados da fisioterapia com atividades de controle de carga, por conta do desgaste físico. Ele fez poucas atividades em campo antes da partida desta quarta.
Se por acaso reunir condições de jogo, deve ficar no banco de reservas e ser opção para o segundo tempo.
Certo mesmo é que o volante Lucas Romero está fora do jogo. Ele foi expulso na partida de volta contra o Libertad-PAR, nas quartas de final.
Outros desfalques são: volantes Matheus Henrique e Japa; os atacantes Juan Dinenno e Rafa Silva; e o meia-atacante Vitinho.
Primeira vitória de Diniz?
O jogo é um desafio para o Cruzeiro, que tem a necessidade de se recuperar na temporada. A equipe não vence há cinco jogos, o que corresponde há 25 dias (contando o período de parada da Data Fifa).
O técnico Fernando Diniz, desde que assumiu o comando do time, ainda não sabe o que é vencer. O empate por 1 a 1 com o Bahia, nessa sexta-feira (18), pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Gigante da Pampulha, marcou o quarto jogo do treinador sem vitórias na equipe.
Com Diniz no comando, o Cruzeiro empatou três vezes (Libertad-PAR , Vasco e Bahia) e perdeu uma derrota (Fluminense). Por isso, os jogadores sabem da importância em conquistar um resultado positivo na partida de ida contra o Lanús. Até mesmo para ganhar confiança e mais tranquilidade na partida de volta, que colocará em jogo uma vaga na final da Copa Sul-Americana.
“Quando o resultado não vem é difícil, mas temos jogadores experientes que vão saber lidar com essa pressão toda, essa ansiedade. É a partida mais importante do ano pra gente na quarta-feira (23), tenho certeza que vamos chegar com totais condições de fazer uma grande partida e sair com o resultado positivo”, ressaltou o lateral-direito William.
O Lanús
O adversário do Cruzeiro na Copa Sul-Americana tem enfrentado uma epidemia de contusões. Serão cinco desfalques por contusão, problemas para o técnico Ricardo Zielinsk.
O ponta-direita Eduardo Sálvio foi cortado da relação em função de uma mialgia na panturrilha direita. Ele se machucou na derrota do Lanús por 2 a 0 para o Independiente, pelo Campeonato Argentino, na sexta-feira (18).
Havia uma expectativa de que Salvio ficaria à disposição para a partida contra o Cruzeiro, mas ele não se recuperou a tempo e nem sequer viajou para o duelo em Belo Horizonte.
Contratado recentemente pelo Lanús-ARG, o lateral-direito Leonardo Jara é mais uma baixa para a primeira partida contra o clube celeste. O defensor fez apenas uma partida pelo time argentino e já acusou problemas físicos.
Antes de Jara, o time já havia perdido três titulares por questões físicas: Nicolás Morgantini, Raúl Loaiza e Ezequiel Muñoz.
Leonardo Jara foi contratado pelo Lanús junto ao Vélez Sarsfield-ARG no início do mês, justamente para substituir Morgantini na lateral-direita. Agora, o técnico Ricardo Zielinski terá que encontrar outra solução para a posição.
Torcedores animados
Apesar dos desfalques, a torcida do Lanús está animada com a disputa das semifinais. O time Grená terá milhares de apoiadores no jogo de ida, porque a equipe argentina organizou, junto aos seus torcedores, uma caravana histórica para a capital mineira.
Ao todo, de acordo com o que foi divulgado pelo clube, nove ônibus saíram do Complexo Poliesportivo Lorenzo Francisco D’Angelo, em Lanús, Região Metropolitana de Buenos Aires, em direção a Belo Horizonte.
A viagem foi promovida pelo departamento de comunicação e marketing do time grená, que ofereceu facilidades para o pagamento, além de comodidades como ingresso incluso, por exemplo.
O movimento, batizado como “Garante Copa”, em alusão à uma eventual conquista da Sul-Americana, também promete uma espécie de Fan Fest da torcida do Lanús, na região da Pampulha, onde fica o Mineirão, em Belo Horizonte.
CRUZEIRO X LANÚS-ARG
Cruzeiro
Cássio; William, João Marcelo (Zé Ivaldo), Villalba e Marlon; Walace, Fabrizio Peralta, Matheus Pereira e Álvaro Barreal; Gabriel Veron e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz
Lanús-ARG
Nahuel Losada: Juan José Cáceres, Carlos Izquierdoz, Gonzalo Pérez e Julio Soler; Felipe Peña Biafore, Luciano Boggio, Bruno Cabrera, Marcelino Moreno e Ramiro Carrera; Walter Bou.
Técnico: Ricardo Zielinsk
Motivo: Ida das semifinais da Copa Sul-Americana
Data e horário: 23 de outubro de 2024, às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Assistentes: Martín Soppi e Carlos Barreiro
VAR: Nicolás Gallo
Fonte:https://www.itatiaia.com.br/